A maior competição nacional de engenharia está de volta de 13 a 15 de março, agora em formato totalmente online. Organizada pelo BEST Porto, com sede na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a edição local da European BEST Engineering Competition (EBEC) oferece aos estudantes das faculdades de Engenharia e de Ciências (FCUP) da U.Porto a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades práticas e o seu espírito crítico e competitivo.

As 24 horas de competição são divididas em duas modalidades, sendo que os participantes deverão trabalhar em equipas de quatro elementos para atingirem um objetivo comum.

A vertente Case Study foca-se na resolução de dois casos de estudo de problemas reais, desafiando os estudantes a recorrerem a princípios de gestão. Já a de Team Design, que em anos anteriores convidava os estudantes a desenvolverem um protótipo, criando um modelo real e funcional através de materiais de baixo custo, será totalmente adaptada para o novo formato online.

O desafio irá ser desenvolvido através de um software CAD, optando a organização por fornecer uma formação de CAD aos estudantes anteriormente à competição.

Apresentando-se como um projeto a nível europeu, a EBEC funciona em três fases: a ronda local, apenas com os estudantes interessados provenientes do Porto, a ronda regional, que conta com os vencedores de todas as rondas locais a nível nacional (Porto, Almada, Aveiro, Coimbra e Lisboa), e a final, que seria disputada em Madrid, já com os estudantes que vão representar Portugal.