Duas equipas de estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) venceram a ronda local da European BEST Engineering Competition Challenge (EBEC Challenge), a “maratona” de engenharia organizada pelo BEST Porto para os estudantes da FEUP e da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP).

Entre os dias 4 a 6 de março, a FEUP recebeu a 15.ª edição da iniciativa que desafiou mais de 240 engenheiros e cientistas a desenvolverem as suas capacidades práticas, assim como o espírito crítico e competitivo.

Quatro estudantes do Mestrado em Engenharia Informática e Computação triunfaram no desafio de “Innovative Design”, cujo objetivo passava por construir um protótipo para limpeza de água, capaz de recolher lixo à superfície e em profundidade.

Lucas Santos, Francisco Pires, Rita Ramada e Mafalda Magalhães – os magic FoRMuLa – trabalharam em equipa e destacaram-se dos restantes estudantes, apenas utilizando os materiais e as ferramentas disponibilizados pela organização.

Já na categoria de “Case Study“, a grande vencedora foi a equipa Eita Buh, composta por Diogo Sampaio, Pedro Gomes, Francisco Verdelhos e Rodrigo Costa, estudantes do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial.

Neste caso, o desafio – que passava pela procura de uma solução teórica para dois problemas reais – focou-se nas problemáticas da desertificação do interior do país, as secas, as alterações climáticas e o 5G, com as suas aplicabilidades na saúde e na inteligência virtual.

Equipa Eita Buh, vencedora do “Case Study”. (Foto: DR)

Esta ronda local do EBEC Challenge contou com a participação de 206 estudantes da FEUP e 41 da FCUP.

A grande final ibérica vai ser disputada na Universidade Politécnica de Madrid, nos dias 5 e 8 de maio. Para além das duas equipas da FEUP, marcarão presença os vencedores de outras rondas locais (Coimbra, Aveiro, Lisboa, Madrid, Valladolid e Madrid Carlos III).