O derradeiro teste à resistência dos estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto: é assim a European BEST Engineering Competition Challenge (EBEC Challenge), a “maratona” de engenharia organizada pelo BEST Porto nos espaços da FEUP.

A 15ª edição da competição tem lugar já a 4, 5 e 6 de março. Três dias em que 240 engenheiros e cientistas serão desafiados a desenvolverem as suas capacidades práticas, assim como o espírito crítico e competitivo.

Tudo acontece durante 24 horas, numa ronda local marcada pelo improviso, pelas noções básicas de engenharia, pela originalidade e inovação das soluções apresentadas durante a competição.

Dirigida a todos os estudantes da FCUP e da FEUP, a competição divide-se em duas modalidades. A vertente Case Study procura uma solução teórica para dois problemas reais, enquanto que, na Innovative Design, cada equipa deve construir um protótipo com materiais e ferramentas de oficina.

Apresentando-se como um projeto ibérico, a EBEC Challenge funciona atualmente em duas fases: a ronda local, a decorrer nas respetivas faculdades de cada cidade; e a ronda nacional/regional, com os vencedores de todas as rondas locais de Portugal e de Espanha. Esta última terá lugar na Universidade Politécnica de Madrid entre os dias 5 e 8 de maio.

No programa da competição está ainda incluída uma sessão de networking, agendada para o dia 4 de março. Neste evento, os estudantes vão poder contactar com todas as empresas patrocinadoras para conhecerem mais sobre o mundo profissional na área da engenharia.