Duas equipas compostas por estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) venceram a ronda local do EBEC (European BEST Engineering Competition) Challenge, uma competição de engenharia e tecnologia que teve lugar na FEUP, entre os dias 19 e 21 de março.

Os estudantes dos mestrados em Engenharia Física, partilhado entre a FCUP e a FEUP, e de Física, da FCUP, triunfaram no desafio de “team design”, cujo objetivo era construir uma máquina de multibanco em 24 horas. Duarte Silva, João Reis e Miguel Almeida, de Engenharia Física, e Carolina Silva, de Física, trabalharam em equipa e destacaram-se das restantes 35 participantes, todas elas constituídas por estudantes da FCUP e da FEUP.

Já na categoria de “Case Study“, a grande vencedora foi a equipa JuniBEST, composta por Rita Peixoto, Rosário Rocha, Francisca Osório e Carolina Matias, estudantes dos cursos de Engenharia e Gestão Industrial, Bioengenharia e Engenharia Informática da FEUP. Neste caso, o desafio visava a redução do lixo e do desperdício eletrónico, principalmente dos componentes metálicos e químicos.

Rita Peixoto, Rosário Rocha, Francisca Osório e Carolina Matias venceram a competição de “Case Study”. (Foto: DR)

O EBEC Challenge é uma competição que tem como propósito desenvolver o espírito crítico, a capacidade de resolução de problemas e a criatividade dos participantes.

Com esta vitória, as duas equipas da U.Porto garantiram a passagem à ronda regional do EBEC – a EBEC Iberia -, que vai realizar-se no Porto, em maio.

Os vencedores da EBEC Iberia terão a oportunidade de participar na EBEC Final, marcada para julho, em Zagreb (Croácia).