O ecossistema empreendedor português está cada vez mais valioso. Para além dos quatro unicórnios (empresas avaliadas em mais de mil milhões de dólares) com origem no nosso país – Farfetch, OutSystems, Talkdesk e Feedzai -, várias outras startups valem hoje muitos milhões de euros. Como hub de referência do ecossistema nacional, a U.Porto contribuiu para a criação, desenvolvimento e valorização de algumas destas startups.

Isto mesmo se conclui da lista que a Startup Portugal, organismo responsável pela estratégia nacional de desenvolvimento do empreendedorismo, publicou com as 20 startups de ADN português mais valorizadas no ecossistema internacional.

À cabeça surge o unicórnio luso-britânico Farfetch, fundado e liderado por um antigo estudante da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), José Neves. A empresa está hoje avaliada em 15,6 mil milhões de euros, em resultado do sucesso da sua plataforma de e-commerce para a moda de luxo. Segue-se na 2.ª posição a OutSystems, tecnológica dedicada a soluções de low-code que vale 9,5 mil milhões de euros, e depois a Talkdesk, startup que fornece inovadores serviços de call center na cloud, com um valor estimado de 9,1 mil milhões de euros.

Passagem pela UPTEC

A Talkdesk teve escritório no polo da Asprela da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, assim como a Feedzai (tecnológica especializada no combate a crimes financeiros com recurso a inteligência artificial), que é a 5.ª startup mais valiosa (909 milhões de euros), a DefinedCrowd (7.ª com uma avaliação entre os 184 e os 275 milhões de euros) e a Uniplaces, que se encontra na 9.ª posição da lista da Startup Portugal com uma avaliação estimada entre os 87 e 131 milhões de euros.

Fundada por Daniela Braga, antiga estudante da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), a DefinedCrowd esteve incubada na UPTEC e é hoje uma referência internacional na área da inteligência artificial. Com sede em Seattle e escritórios em Lisboa, Porto e Tóquio, a empresa tem vindo a valorizar-se continuamente graças à sua inovadora plataforma de recolha, enriquecimento, processamento e transformação de dados para sistemas de inteligência artificial e aprendizagem automática. Por seu turno, Daniela Braga integra a task-force de 12 especialistas em tecnologia criada, em junho de 2021, pela Administração Biden para desenvolver a estratégia dos EUA na área da inteligência artificial.

Destaque ainda para a Veniam, empresa spin-off das universidades do Porto e de Aveiro que se encontra na 12.ª posição da lista da Startup Portugal, com um valor entre os 80 e os 120 milhões de euros. Fundada, em 2012, pelos investigadores João Barros (antigo estudante e atual docente da Faculdade de Engenharia) e Susana Sargento, a Veniam desenvolve soluções para a Internet em Movimento e foi considerada pelo canal norte-americano CNBC uma das 50 startups mais disruptivas do mundo.