E se a Inglaterra tivesse confrontado a Alemanha em 1938 invés de 1942, quando esta última invadiu a Checoslováquia? E se a Armada Invencível não tivesse naufragado? E se o vapor se tivesse sobreposto à tecnologia elétrica e o contexto Victoriano se tivesse prolongado pelo século XX? Estas são algumas das questões em discussão na primeira Conferência Internacional de História ‘E se?…’ Mundial (WhatIf’21) que vai decorrer entre 24 e 26 de novembro, como evento híbrido.

Integrada na Hypothesis Cultural Week || Dias da História Alternativa – Winepunk & Companhia, promovida pela Invicta Imaginária e tendo como anfitrião o  i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), esta conferência assume-se como um fórum de excelência, tanto para investigadores, como para aficionados, de História Alternativa e Alternada poderem trocar ideias e apresentar resultados no seu âmbito, quer enquanto área de investigação, quer como criação literária e artística.

Embora o tema principal desta edição seja a ‘Gamificação e História Alternativa’, autores e investigadores são livres de submeter abstracts sobre outros tópicos de interesse em História Alternativa, como, por exemplo, Experiências Educativas recorrendo à História Alternativa e Alternada,  História Alternativa como método investigativo nas Ciências Naturais, ou História Alternativa e Cognição.

A transdisciplinaridade do evento reflete-se, de resto, no painel da Comissão Organizadora, composta por elementos da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), como André Melo, docente do Departamento de Química e Bioquímica e investigador do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), Ana Moura, investigadora do LAQV-REQUIMTE, AMP Rodriguez, da Invicta Imaginaria e LAQV-REQUIMTE, Margarida Dias (i2ADS, FBAUP), Paula Guerra, do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) e Margarida Dias e Paulo Almeida, do i2ADS. No Comité Científico do evento está também Orfeu Bertolami, docente do Departamento de Física e Astronomia da FCUP.

Todos os artigos aceites serão publicados numa edição especial do Hypothesis Historia Periodical, associada à conferência e com Nelson Zagalo, professor da Universidade de Aveiro, como Guest Editor.

A submissão de abstracts decorre até ao dia 17 de outubro. Já o registo para assistir à conferência está aberto até 30 de outubro.

Mais informações aqui.