A Connect Robotics, startup responsável pela automatização do drone, é apoiada pela Agência Espacial Europeia. (Foto: DR)

A Santa Casa da Misericórdia de Penal já fez a primeira entrega de refeição por drone, em Podentinhos (Penela). A iniciativa integra-se num  projeto-piloto resultante de uma parceria entre a Connect Robotics, startup incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, a Câmara Municipal de Penela e a Santa Casa de Misericórdia de Penela.

O projeto pretende ser uma alternativa ao transporte feito com a carrinha da Santa Casa de Penela, atualmente utilizado para a entrega de refeições. O primeiro beneficiário a usufruir deste serviço de entrega foi Joaquim dos Reis, septuagenário residente em Podentinhos, que para além das refeições entregues pelo drone, continuará a receber o auxílio domiciliar prestado pela Santa Casa.

Para a Connect Robotics, startup especializada em automação de drones para transporte, este projeto “é o ponto de viragem. O momento em que passamos da fase de desenvolvimento de produto para a fase de disponibilização para o mercado. Com esta validação estamos agora disponíveis para prestar esse serviço comercialmente”, afirma Eduardo Mendes, co-promotor da startup.

A Connect Robotics já recebeu apoio do Centro de Incubação de Empresas da Agência Espacial Europeia (ESA BIC Portugal) e do projeto europeu FIWARE (através aceleradora SOUL-FI). Os fundos foram utilizados para o desenvolvimento da plataforma, que agora está disponível no mercado, e para a encomenda do drone hexarotor sob medida para ao projeto, desenvolvido e fabricado pela empresa portuguesa Sleeklab.

O objetivo da startup é oferecer uma solução flexível, segura e fiável que se incorpore nos processos de entrega e movimentações de operadores logísticos, empresas de retalho e grandes industriais. A solução consiste em drones dimensionados para a necessidade do cliente, um sistema de controlo e navegação autónomo e uma central de gestão de tráfego.