A estudante Priscilla Gomes da Silva, do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, foi distinguida com uma EEA Grant, que lhe permitirá desenvolver a sua investigação sobre a presença do vírus SARS-CoV-2 no ambiente. Mais concretamente, a bolsa vai permitir-lhe viajar até a Noruega, para estudar a viabilidade do vírus em amostras de ar.

A transmissão pelo ar do SARS-CoV-2 é uma das principais vias de contágio, particularmente em ambientes internos sem ventilação adequada. Segundo Priscilla Gomes da Silva, “detetar o vírus SARS-CoV-2 não é difícil, mas identificar se o mesmo é capaz de replicar, ou seja, se continua a poder infetar ou não, requer de uma experiência prévia no tema”.

Para além disso, o estudo em amostras de ar é complexo, uma vez que “a presença do vírus é baixa e o processo de recolha e concentração da amostra pode inviabilizar o vírus e dar lugar a resultados errados”, salienta a estudante.

Intitulado ‘AIRCOV: SARS-CoV-2 presence and infectivity on indoor air samples’, o projeto distinguido pelo mecanismo financeiro promovido pela Islândia, Liechtenstein e Noruega vai ser desenvolvido em parceria com especialistas em virologia ambiental da Norwegian University of Life Sciences (Oslo, Noruega).

Para além de viajar até ao país escandinavo, a jovem investigadora vai poder dar continuidade ao trabalho em Portugal, beneficiando do conhecimento assimilado junto da equipa parceira.

Desta oportunidade, vão beneficiar os dois países. Por um lado, Priscilla Gomes da Silva vai mostrar aos colegas noruegueses como devem ser realizadas as recolhas de ar. Por outro, a estudante vai aprender como analisar a viabilidade do vírus “através de técnicas de biologia molecular sem precisar de replicar o vírus em células ou animais, ou seja, de forma rápida e evitando o uso de instalações de biossegurança próprias”.

O objetivo final do projeto é desenvolver e publicar uma metodologia que permita identificar o vírus e a viabilidade do mesmo no ar e possibilitar assim que, no futuro, outros possam contar com um protocolo para realizar esta deteção de forma padronizada.

As EEA Grants são um mecanismo financeiro plurianual, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente Estados membros da União Europeia, incluindo Portugal, com o objetivo de reduzir disparidades sociais e económicas na Europa, e reforçando relações bilaterais com os Estados beneficiários.