Já se encontram abertas as candidaturas à décima edição do programa Blue Young Talent (BYT), uma iniciativa do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) que vai atribuir bolsas científicas aos melhores estudantes na área das ciências e biotecnologias marinhas e ambientais.

O BYT tem como objetivo proporcionar uma formação científica de excelência aos candidatos que se destaquem poelo seu mérito académico naquelas que são as grandes áreas de atuação do CIIMAR.

O programa contempla uma versão pré-graduada – o programa BYT – para estudantes do último ano de licenciatura da U.Porto, assim como uma versão pós-graduada – o BYTplus – dirigida aos melhores estudantes do 1.º ciclo que estejam a frequentar o primeiro ano de um curso de mestrado numa universidade portuguesa e que pretendam fazer a sua dissertação no CIIMAR.

Os estudantes selecionados terão a oportunidade de trabalhar integrados nas equipas de investigação do CIIMAR, enquanto beneficiam de bolsas financiadas pela Soja Portugal e pela Fundação Amadeu Dias com duração equivalente a todo o período do programa correspondente (BYT ou BYTplus).

Para a realização do seu trabalho, os participantes vão ainda usufruir do acesso às instalações e recursos de investigação, plataformas tecnológicas e de transferência de tecnologia do CIIMAR, bem como a um programa de formação pensado para potenciar a excelência, a comunicação e disseminação científica do seu trabalho, o empreendedorismo e a sua inclusão no mercado de trabalho.

Tal como nas edições anteriores, o BYT e BYTplus encerrarão com a apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos pelos jovens talentos com a distinção dos melhores trabalhos através da atribuição do prémio BYT e BYTplus.

As candidaturas à 10.ª edição dos programas BYT e BYTplus decorrem até 15 de maio de 2023. Os interessados devem preencher e submeter os respetivos formulários de candidatura disponíveis na página do BYT.