O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) é parceiro num novo projeto europeu que tem como objetivo avaliar e potenciar o papel dos charcos e das pequenas massas de água no combate ao impacto das mudanças climáticas.

Liderado pela Universidade de Vic (Espanha) e financiado pelo programa H2020 da UE, o projeto Ponderful tem como objetivo geral desenvolver métodos para maximizar o uso de charcos na adaptação e mitigação das mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e prestação de serviços dos ecossistemas.

Nas últimas décadas, ficou demonstrado que, devido à sua abundância, heterogeneidade, biodiversidade excecional, naturalidade inerente e ciclos biogeoquímicos, os charcos desempenham um papel nas bacias hidrográficas, paisagens e à escala continental que é completamente desproporcional ao seu pequeno tamanho. Contudo, o seu valor tem sido subestimado, levando a que estas importantes massas de água se encontrem, por exemplo, em grande parte excluídas da Diretiva-Quadro da Água na Europa, destinada a proteger “todas as massas de água”.

Para contrariar esta realidade, “o Ponderful pretende aumentar a compreensão da forma como os charcos podem ser usados como uma solução baseada na natureza (NBS) para ajudar a sociedade a mitigar e a adaptar-se às mudanças climáticas, proteger a biodiversidade e fornecer valiosos serviços dos ecossistemas”, explica José Teixeira, investigador do CIIMAR e coordenador nacional do projeto

Acertar agulhas

A reunião inaugural do Ponderful decorreu ao longo da semana passada e permitiu reunir toda a equipa envolvida, pela primeira vez, para planear as diferentes componentes do projeto.

O plano de ação inclui, desde logo, o desenvolvimento de “uma abordagem estratégica para o envolvimento das partes interessadas, de forma a garantir a sua colaboração na implementação efetiva dos charcos como soluções baseadas na natureza”.

Com este projeto, pretende-se também “gerar e analisar novos conjuntos de dados sobre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos destas zonas húmidas, de maneira a estabelecer a relação entre ambos” e “estabelecer modelos que permitam testar e otimizar cenários práticos para o uso de charcos como soluções baseadas na natureza”.

Numa última fase, a equipa vai “definir um conjunto de locais de demonstração em toda a Europa que mostrem aos profissionais e decisores públicos como os charcos podem ajudar a mitigar e se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas”, cabendo-lhe ainda “garantir a ampla difusão dos resultados do projeto por formuladores de políticas, profissionais e outras partes interessadas”.

O projeto Ponderful reúne investigadores de nove países europeus, bem como da Turquia e do Uruguai. O CIIMAR será co-responsável pela componente da comunicação do projeto.