Uma equipa de investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) iniciou recentemente um projeto de investigação em estabilização de fundações de estruturas offshore destinadas ao aproveitamento das energias renováveis marinhas.

Numa altura em que o setor da energia pode direcionar o destino da economia nível mundial, a necessidade de reduzir os custos das fontes energia alternativa face às fontes de energia fóssil é imperativa. A estabilidade da instalação e manutenção das fundações offshore é um exemplo de uma área que absorve uma grande parte dos recursos financeiros.

Neste contexto, o projeto POSEIDON do Marine Energy Group do CIIMAR, liderado pelos investigadores Tiago Ferradosa e Francisco Taveira Pinto, vai procurar estudar a otimização destes sistemas do ponto de vista da proteção das fundações, nomeadamente, no que respeita à erosão localizada junto da zona de contacto entre o solo marinho e a estrutura, bem como da sua manutenção, que é afetada pelas vibrações associadas ao movimento das turbinas eólicas ou outros conversores de energia, como por exemplo os de energia das ondas.

Este projeto foca-se na otimização destes mecanismos tendo em conta a interação complexa que existe entre os conversores de energia, a fundação e o solo. O objetivo principal passa por criar mecanismos de proteção com base em modelação física e numérica que sejam mais baratos que os atualmente existentes.

Este propósito será conseguido através de diversos casos de estudo, que incluem localizações alvo da costa Portuguesa e do Mar do Norte, para os quais se procura minimizar o custo de produção de energia associada a este tipo de investimentos offshore.

“O projeto POSEIDON representa mais um passo no âmbito da competitividade do setor das energias renováveis marinhas, sendo que o mesmo representa a continuação de outros projetos que o Marine Energy Group tem vindo a desenvolver nesta matéria”, destaca Tiago Ferradosa.

O investigador acrescenta ainda que o POSEIDON “é a consequência natural de outras iniciativas financiadas ao longo do passado recente, como por exemplo o projeto ORACLE que providencia ferramentas de análise de risco para fundações semelhantes sob o efeito de fenómenos extremos de agitação marítima.”.

Custos de produção podem baixar quase um terço

O projeto culminará no desenvolvimento de mecanismos de proteção inovadores cujo comportamento hidrodinâmico é significativamente melhor por comparação com as soluções que existem atualmente na indústria das energias renováveis marinhas. Espera-se desta forma obter uma otimização de custos que pode ultrapassar valores da ordem dos 30%.

Do estudo espera-se que resulte igualmente um contributo importante para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG) das Nações Unidas, impulsionando a competitividade do sector das energias renováveis marinhas.

A isto acresce o facto de estes mecanismos poderem ser igualmente aplicados em diversos tipos de fundações utilizadas para a captação de gás natural e petróleo, o que permite estender o período de vida útil destes investimentos abrindo portas à reconversão destas infraestruturas para aproveitar outras fontes de energia limpa, como a eólica offshore e a energia das ondas.