Foi oficialmente iniciado o projeto NATURE , uma iniciativa que conta com a participação do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) e que, durante os próximos três anos, vai procurar avaliar diferentes soluções baseadas na natureza para combater a poluição da água de uma forma sustentável.

Coordenado pelo Institute of Environmental Assessment and Water Research (IDAEA-CSIC) e financiado pelo Horizon 2020, este projeto internacional vai desenvolver e avaliar várias soluções, incluindo leitos de macrófitas convencionais e inovadores, sistemas de renaturalização de rios e recuperação de zonas húmidas, para reduzir antibióticos, agentes patogénicos e resistência antimicrobiana.

Estas soluções baseadas na natureza vão cobrir desde as fontes urbanas destes poluentes até aos ecossistemas costeiros e estuários. Pretende-se deste modo avaliar o seu destino, e, com isso, melhorar a qualidade da água.

O projeto NATURE decorrerá em três fases que estão, na verdade, interligadas. Em primeiro lugar, decorrerá uma fase de avaliação da redução de poluentes aquáticos em locais com soluções baseadas na natureza, em comparação com outros locais de referência ou controlo.

Segue-se a fase de modelação de dados com a identificação de vários indicadores de diagnóstico para monitorização futura. Por fim, a fase de avaliação de riscos permitirá a avaliação do efeito dos poluentes aquáticos no ambiente e na saúde humana, estimando a sua redução devido à implementação de soluções baseadas na natureza.

Rio Lima na rota do projeto Nature

Os investigadores do CIIMAR Marisa Almeida, Sandra Ramos, Laura Guimarães e Vânia Freitas envolvidos no projeto NATURE serão responsáveis pela caracterização do estuário do rio Lima. Mais concretamente, vão avaliar o potencial dos sapais para remover/reduzir a contaminação por poluentes e contribuirão para a avaliação de risco e avaliação da redução devido à implementação de soluções baseadas na natureza.

A estreita colaboração entre os seis parceiros do projeto e a combinação única de química analítica, microbiologia molecular e técnicas de ecotoxicologia permitirá aos investigadores atingir o objetivo-chave de promover a atenuação sustentável e ecológica dos poluentes aquáticos.

Para mais informações sobre o projeto NATURE, pode consultar a página do CIIMAR ou seguir o trabalho do projeto no Twitter em @Natureproject20.