Depois de duas aparições, em 2018 e 2020, o jovem pianista romeno Ionut Diaconu está de regresso, no próximo dia 29 de abril, à Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto, para um recital inserido no ciclo Música na Cidade. Na bagagem traz um programa inteiramente dedicado ao compositor, pianista, maestro e professor húngaro Franz Liszt.

“Abrimos as hostilidades” com uma peça sombria. Funérailles é um tributo a três amigos de Liszt que sofreram as consequências da (falhada) revolta húngara de 1848 contra os Habsburgos (que governaram a Hungria e a Boêmia de 1526 a 1918). O recital prossegue com três peças incluídas nas suites Années de pèlerinage.

Diaconu selecionou uma peça de cada uma das três suites. Vallée d’Obermann vem de Première année: Suisse. É uma música de tom melancólico, inspirada pela novela epistolográfica Obermann, de Étienne de Senancour, que nos relata as meditações de um jovem isolado num vale alpino.

Já liberta da “escuridão” da peça anterior, Les jeux d’eaux à la Villa d’Este, retirada de Troisième année, apresenta uma citação do Evangelho segundo S. João em que a água simboliza a fé cristã.

A última peça do programa, Après une lecture du Dante (Fantasia quasi sonata) foi escrita por Liszt cerca de trinta anos antes de Les jeux d’eaux… . Mais melódica, tendo sido inspirada por um poema homónimo de Vítor Hugo, a peça poderá associar-se aos temas da Divina Comédia.

O espetáculo tem início às 18h00 e tem entrada livre, ainda que limitada à lotação do espaço.

Sobre Ionuț Diaconu

Considerado um dos mais promissores jovens pianistas romenos da atualidade, Ionuț Diaconu, de 24 anos, iniciou os seus estudos de piano aos quatro anos de idade no Colégio Nacional de Música George Enescu, em Bucareste. É mestre pela Universidade Nacional de Música de Bucareste. Em 2016, estreou-se como solista com a Orquestra de Câmara da Rádio de Bucareste.

Em 2018, obteve uma bolsa Erasmus para estudar em Portugal, durante um ano, na Escola de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Em 2019, ganhou o primeiro prémio no Concurso de Piano do Fórum Internacional de Música “Ciudad de Orihuela” (Espanha) e no Concurso Internacional de Piano do Alto Minho (Caminha, Portugal).

Em 2020, foi bolseiro SoNoRo, ganhou o Grande Prémio no Concurso Internacional de Canto e Piano Emil Rotundu (Timișoara, Roménia) e apresentou-se em concerto com a Orquestra Filarmónica de Arad.

Em 2022, obteve uma nova bolsa Erasmus, graças à qual estudou durante um semestre na Academia de Música Liszt Ferenc em Budapeste, Hungria. Deu vários recitais no país e no estrangeiro: em Portugal em Espanha, na Hungria, em Itália e na Roménia.