Desenvolver uma plataforma para a observação e monitorização do Oceano Atlântico Norte e ferramentas para a exploração sustentável dos seus recursos marinhos. É esse o objetivo comum que reúne, desde novembro passado, dezenas de investigadores da Universidade do Porto, da Universidade do Minho da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no âmbito do projeto ATLANTIDA.

A implementar ao longo dos próximos três anos, no quadro do consórcio UNorte.pt, esta iniciativa pioneira no domínio do Mar pretende potenciar a Investigação, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação da Região Norte em áreas como a Biotecnologia Azul, a Saúde, os Sistemas Agroambientais e Alimentação e a Produção Avançada de Sistemas.

Mais concretamente, esta estratégia potenciará a o know-how dos recursos humanos envolvidos no consórcio e permitindo aos investigadores providenciar não só novos dados, informação e produtos que identificarão e responderão às ameaças da perda de biodiversidade e das mudanças climáticas, como também ferramentas para o desenvolvimento sustentável da aquacultura e da biotecnologia marinha, incluindo a criação de biobancos marinhos.

“O ATLANTIDA criará uma forte coesão da UNORTE e dos seus centros de investigação, com relação à investigação e tecnologias oceânicas, desenvolvendo as condições para uma posição de liderança nos níveis nacional e internacional”, projeta Vìtor Vasconcelos, diretor do CIIMAR e coordenador do projeto.

A Kickoff Meeting do projeto decorreu no passado dia 26 de novembro, via Zoom. (Foto: DR)

Para além do CIIMAR, o ATLANTIDA envolve várias Unidades Orgânicas da U.Porto, nomeadamente o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), a Faculdade de Ciências (FCUP), a Faculdade de Engenharia (FEUP) e a Reitoria.

Com um orçamento de cerca de 3 milhões de euros, o projeto ATLANTIDA – Platform for the monitoring of the North Atlantic Ocean and tools for the sustainable exploitation of the marine resources é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020), Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Logotipo do projeto ATLANTIDA