Andreia Fonseca, estudante do Mestrado em Química, é a nova presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (AEFCUP) para o mandato de 2021.

A nova direção, eleita com 239 votos nas eleições realizadas a 9 e 10 de dezembro, dará continuidade à anterior. Andreia Fonseca sucede a João Fonseca, que assumiu, entretanto, funções como Secretário Geral da FAP e como presidente do Conselho Fiscal na AEFCUP.

“Temos a ambição de tornar a AEFCUP ainda mais forte e dinâmica” e de “encontrar soluções para os problemas sociais da Academia, como a falta de alojamento”, referiu a nova presidente durante o seu discurso de tomada de posse.

A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da AEFCUP teve lugar esta quinta-feira, dia 17 de dezembro, no Anfiteatro do edifício FC5 da FCUP. Para além da nova presidente e do seu antecessor, o evento contou com a presença da diretora da FCUP, Ana Cristina Freire, e da recém-eleita presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Ana Gabriela Cabilhas. Marcaram também presença a nova presidente da Mesa da Assembleia Geral, Filipa Mendonça, e o Núcleo de Gestão da AEFCUP, composto pelo Vice-Presidente Externo, José Damásio, pelo Vice-Presidente Interno, Nelson Martins e pela Tesoureira Margarida Gonçalves.

À distância, participaram ainda o Presidente do Conselho Pedagógico da FCUP, Joaquim Agostinho Moreira, e vários dos 51 estudantes que integram a nova direção da AEFCUP.

Apostar na promoção “espírito solidário e interventivo”

Para o mandato que agora inicia, a nova direção liderada por Andreia Fonseca pretende ser dinamizadora “nas áreas do estudo e da formação, do empreendedorismo e do emprego, da inovação e da cultura”, bem como “um ponto de acolhimento e de informação para estudantes nacionais e internacionais”.

O incentivo ao voluntariado, a promoção do “espírito solidário e interventivo” e a promoção de estratégias para minimizar o impacto ambiental são outras das prioridades da AEFCUP.

Natural de Barcelos, Andreia Fonseca, começou o seu percurso na AEFCUP como vogal do Departamento Desportivo, passando, em dezembro de 2019, para Vice-presidente Interna. A estudante integra ainda o Conselho Pedagógico e a Comissão de Higiene e Segurança no Trabalho da FCUP e também a Comissão de Acompanhamento do Mestrado em Química.

A nova dirigente associativa tem vindo a desempenhar várias atividades na área do desporto, como a patinagem artística e também no voluntariado, na European University Sports Association e Liga Portuguesa Contra o Cancro.