O noticias.up.pt regressa com novos conteúdos e um visual renovado.

Após a tradicional pausa de verão, o noticias.up.pt regressa em 2012/2013 com uma imagem renovada e um conjunto de outras novidades que prometem reforçar a ligação da Universidade à comunidade académica e à população em geral.

Resultado do esforço conjunto do Conselho Coordenador de Comunicação da U.Porto, o novo portal reforça o estatuto de principal porta de entrada para quem quer seguir a vida da Universidade e dos diferentes agentes (estudantes, alumni, pessoal docente e não docente) que a povoam. Simultaneamente, reforça a ambição de ser um veículo de promoção da U.Porto no exterior, projetando no panorama nacional e internacional o que é feito na maior universidade portuguesa.

Das inovações introduzidas pelo novo noticias.up.pt destaca-se desde logo a perda do perfil de newsletter que o projeto assumiu desde o lançamento, em 2007. Em vez disso, passa a ter uma base de atualização contínua, com informação ”ao minuto” sobre o que está acontecer nos três polos da Universidade. Procurou-se também simplificar a estrutura de conteúdos, dando natural primazia às notícias. Diariamente, o utilizador pode ainda descobrir as “Oportunidades” oferecidas pela U.Porto, ou acompanhar os eventos que marcam a “Agenda” da Universidade.

O novo portal apresenta também um aspeto gráfico melhorado, potenciado pela aposta em conteúdos mais apelativos e por uma navegabilidade mais intuitiva, que permite ao utilizador chegar rapidamente à informação que pretende. É nesse contexto que nasce a novíssima secção de “Multimédia”, área na qual é possível acompanhar o quotidiano do campus através de fotogalerias, vídeos e infografias exclusivas.

No novo noticias.up.pt o utilizador deixa igualmente de ser apenas um consumidor de informação, passando ele próprio a ser difusor e produtor de conteúdos. Para além do acesso a um sistema de comentários melhorado e a várias possibilidades de partilha no universo das redes sociais, serão permanentemente desafiados a enviar os seus contributos e sugestões para o endereço de e-mail – [email protected] – especialmente criado para o efeito.

Mas o novo noticias.up.pt não traça um corte total com a plataforma anterior. Nesse sentido, destaca-se a manutenção da secção “Pessoas” que, semanalmente, dará a conhecer uma personalidade da Universidade. Todos os interessados podem também receber, mediante subscrição, uma newsletter com aquilo que de mais importante aconteceu durante a semana. Esta newsletter será enviada à sexta-feira e mantém as versões para “Estudantes”, “Staff” e Alumni”.

Com o lançamento da nova plataforma, a U.Porto dá assim seguimento ao investimento que tem vindo a fazer últimos anos na criação de plataformas de comunicação mais eficazes junto da comunidade que a envolve. Para além dos suportes de comunicação interna, este esforço tem-se traduzido na aposta bem-sucedida no mundo das redes sociais, onde a U.Porto é a universidade portuguesa com maior presença.