A Assembleia Municipal do Porto é agora presidida por um antigo Reitor da Universidade do Porto. Sebastião Feyo de Azevedo foi eleito pelos seus pares deputados municipais para presidir ao órgão deliberativo do município do Porto durante os próximos quatro anos.

Tendo concorrido nas autárquicas de 26 de setembro de 2021 como cabeça de lista do Partido Social-Democrata à Assembleia Municipal, o antigo Reitor da U.Porto foi escolhido para a presidência daquele órgão na sequência do apoio manifestado pelo grupo parlamentar maioritário do movimento independente “Rui Moreira: Aqui Há Porto”.

Assim, competirá ao antigo Reitor da U.Porto presidir, nos próximos quatro anos, ao órgão autárquico responsável pela fiscalização do executivo municipal liderado por Rui Moreira e pela apreciação das grandes linhas da política municipal.

Refira-se que, tanto no seio da Assembleia Municipal, como no próprio executivo municipal, não faltam ligações à Universidade do Porto entre os membros dos órgãos autárquicos do Porto, com a grande maioria dos vereadores eleitos com passagens como estudantes ou docentes pela U.Porto.

De notar ainda que um outro antigo Reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos, desempenha desde 2018 as funções de Provedor do Munícipe do Porto.

Sebastião Feyo de Azevedo prepara-se para presidir à sua primeira reunião da Assembleia Municipal do Porto. (DR: CM Porto)

Percurso académico e profissional

Licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (1973) e doutorado na mesma área pela Universidade do País de Gales (1982), Sebastião Feyo de Azevedo desenvolveu toda a sua carreira docente na FEUP até desempenhar as funções de Reitor da Universidade do Porto (2014 – 2018).

No âmbito da sua atividade profissional como professor da FEUP, foi Diretor Nacional do Instituto de Sistemas e Robótica (1997-2004), Diretor do departamento de engenharia química (2001-2010), Diretor de cursos de licenciatura e de mestrado (2001-2007), Diretor de Programa Doutoral (2011-2014) e Diretor da Faculdade (2010-2014).

Em paralelo com a atividade ligada à FEUP, desempenhou cargos de relevo em diversos organismos académicos, científicos e profissionais, a nível nacional e internacional, nomeadamente os de Coordenador Nacional do Processo de Bolonha e Representante de Portugal no BFUG-Bologna Follow Up Group. Após  cumprir o seu mandato como Reitor da U.Porto, desempenhou ainda as mesmas funções na Universidade Portucalense – Infante D. Henrique entre 2019 e 2021.

Ao longo da sua carreira recebeu várias distinções nacionais e internacionais. Entre elas destacam-se o George and Eleanore Meade Annual Award, atribuído pelo SIT-Sugar Industry Technologists Inc. (1994); a Medalha Dieter Behrens 2013, galardão mais elevado da Federação Europeia de Engenharia Química; a Medalha de Ouro da Cidade e o título de Cidadão Honorário de Paredes; a Medalha de Mérito Profissional, atribuída pelo Município de Vila Nova de Gaia.

Já em 2018, recebeu a Medalha de Ouro da Ordem dos Engenheiros, o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Estadual de Tbilisi, (Geórgia) e foi agraciado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.