Ricardo Rio e Fernando Medina, presidentes da Câmara Municipal de Braga e da Câmara Municipal de Lisboa, respetivamente, e ambos licenciados em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), estão nomeados para o Prémio World Mayor 20/21, uma iniciativa da The City Mayor Foundation que visa distinguir o trabalho desenvolvido pelos presidentes de câmara de todo o mundo.

Atribuídos desde 2004, e com uma periodicidade bienal, estes prémios pretendem assim reconhecer os presidentes de Câmaras Municipais que, em todo o mundo, “têm servido as suas comunidades com integridade, coragem e diligência”.

Na edição deste ano – a décima – do galardão, foram destacados os autarcas que mais se distinguiram na liderança das respetivas cidades durante a pandemia da COVID-19. Ao todo, estão nomeados 81 presidentes de câmara de 38 países, incluindo três portugueses.

A lista de nomeados será encurtada para uma “shortlist”, a anunciar brevemente pelo júri composto por várias personalidades ligadas à The City Mayor Foundation. Os interessados podem, contudo, deixar mensagens de apoio aos seus autarcas favoritos.

Refira-se que nenhum português foi distinguido nas nove edições anteriores do Prémio Word Mayor. A lista de vencedores inclui presidentes da câmara de Tirana (Albânia), Atenas (Grécia), Melbourne (Austrália), Cape Town (África do Sul), Cidade do México (México), Bilbau (Espanha), Calgary (Canadá), Mechelen (Bélgica) e Ancona (Itália).

Sobre Ricardo Rio e Fernando Medina

Natural de Braga, Ricardo Rio (1972), 48 anos, licenciou-se em Economia pela FEP em 1995, tendo ainda completado a parte curricular do Mestrado em Economia na mesma faculdade. Com um percurso dividido entre a atividade de consultadoria pública e empresarial, e a docência no ensino superior, iniciou o seu percurso político como membro da Assembleia Municipal de Braga, em 2001.

Eleito vereador da Câmara Municipal de Braga em 2005, pelo Partido Social Democrata (PSD),  assumiu a presidência do município em 2013, sendo reeleito em 2017 com maioria absoluta. Atualmente, desempenha o cargo em paralelo com os de Presidente da Associação transfronteiriça de municípios “Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular”, e do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Cávado.

Fernando Medina nasceu no Porto em 1973. Formado em Economia pela FEP em 1998, foi assessor do então primeiro-ministro António Guterres, para as áreas da Educação, Ciência e Tecnologia, entre 2000 e 2002. Depois de uma passagem pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), regressaria à política como Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional (2005-2009) e Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento (2009-2011) em dois governos do Partido Socialista.

Foi deputado na Assembleia da República entre 2011 e 2013 , ano em que deixou o Parlamento para assumir a vice-presidência da Câmara de Lisboa e as pastas de Finanças, Recursos Humanos e Turismo. Em 2015, assumiu a presidência da autarquia, substituindo no cargo o atual primeiro-ministro, António Costa. Foi reeleito em 2017.