Alberto Amaral, professor jubilado da Faculdade de Ciências (FCUP) e antigo Reitor da Universidade do Porto, vai receber, no próximo dia 27 de junho, terça-feira, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), numa cerimónia integrada nas comemorações dos 30 anos de cooperação entre as duas universidades.

A concessão do maior título honorífico da UFAM foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da instituição e reconhece o “papel decisivo do professor Alberto Amaral na cooperação internacional estabelecida entre a UFAM e a Universidade do Porto (…), a mais antiga em vigência” naquela universidade brasileira.

“Desde 1989, todos os reitores da UFAM estiveram na Universidade do Porto em visita técnica, bem como os reitores da Universidade do Porto na nossa instituição. O Reitor Amaral foi decisivo nessa cooperação internacional”, destaca Sylvio Puyga, Reitor da Universidade Federal do Amazonas.

Com início previsto para as 16h00, a cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Alberto Amaral vai decorrer a distância, através de ligação vídeo entre Brasil e Portugal. As intervenções do homenageado e dos representantes da U.Porto terão lugar a partir do Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

30 anos de uma parceria proveitosa

Foi no início da década de 1990 que o “pensamento expansionista e visionário” de Alberto Amaral possibilitou a aproximação entre a Universidade do Porto e a UFAM. Uma ligação que se efetivaria em 22 de agosto de 1992, em Manaus, com a celebração do primeiro convénio de cooperação entre as duas universidades.

“O convénio perdura até os dias de hoje e, renovado por todos os reitores, gerou e gera importantes contribuições no âmbito da investigação e da inovação, além da qualificação de diversos docentes e discentes da Universidade Federal do Amazonas contribuindo, significativamente, para o desenvolvimento da ciência brasileira e amazônica, nas mais diversas áreas, propiciando a formação de novas gerações de investigadores, qualificando-os para o ensino de graduação e pós-graduação”, destaca a UFAM.

A história desta parceria frutuosa será então percorrida e celebrada na tarde de 27 de junho, a partir das 14h00 (hora de Portugal Continental), num evento que vai juntar os atuais Reitores da U.Porto (a partir do Salão Nobre da Reitoria) e da UFAM, para além de vários antigos reitores da universidade brasileira.

Entre as intervenções previstas, inclui-se também a da Vice-Reitora da U.Porto para as áreas das Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto, Maria Joana de Carvalho.

Sobre Alberto Amaral

Natural de Fafe, Alberto Amaral (1942) é licenciado em Engenharia Químico-Industrial pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (1965), tendo-se doutorado, em 1968, em Química Quântica na Universidade de Cambridge (Reino Unido). Nesse mesmo ano integra o corpo docente da FCUP, faculdade que viria a dirigir de 1978 a 1985 e onde se tornou professor catedrático do Departamento de Química e Bioquímica.

Eleito Reitor da Universidade do Porto em 1985, Alberto Amaral teve um dos reitorados mais longos da história da instituição, tendo renovado o mandato por duas vezes, em, 1990 e 1994. Sob a sua égide, a Universidade viveu uma profunda expansão, de que resultou, entre outros momentos, a integração da Escola Superior – e futura Faculdade – de Medicina Dentária (1989) e da ESBAP, convertida em Faculdade de Belas Artes (1992), a criação da Faculdade de Direito (1994), ou a construção dos novos edifícios das faculdades de Ciências, Letras, Arquitetura, Desporto, Medicina Dentária e Engenharia, a par de várias residências universitárias e centros de investigação.

Editor ou coeditor de diversos livros e autor de artigos em revistas internacionais, Alberto Amaral foi ainda o responsável por trazer para Portugal um conjunto de novas metodologias de avaliação primeiramente aplicadas dentro da U.Porto e depois generalizadas às universidades públicas, num processo do qual viria a resultar a criação do CNAVES (Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior).

Após terminar o terceiro mandato como Reitor, passou a dirigir o Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES), organismo que se tornou num centro de referência na produção de conhecimento acerca das políticas do ensino superior. Foi também presidente do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Por ter contribuído para o prestígio da Faculdade de Ciências e da Universidade do Porto, Alberto Amaral recebeu, em 2012 (ano da sua jubilação), o Prémio Centenário da FCUP e a Medalha de Mérito da U.Porto.