O Projeto SmartCHANGE, que integra um grupo de 13 entidades europeias, entre as quais a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), através do Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL), acaba de obter um financiamento da Comissão Europeia de cerca de 6 milhões de euros, ao abrigo do Programa Horizon Europe.

Melhorar a saúde de crianças e jovens da Europa é o grande objetivo do SmartCHANGE. Para tal, as entidades envolvidas vão centrar a sua ação na previsão dos fatores de risco para doenças cardiovasculares e metabólicas em crianças e jovens dos 5 aos 19 anos.

Numa fase inicial, o projeto começou por identificar dados relativos ao comportamento, condição física, biomarcadores e doenças não transmissíveis na população-alvo do estudo. Posteriormente, os investigadores vão recorrer à utilização de duas aplicações para smartphone – uma destinada a profissionais de saúde e outra destinada a cidadãos – com o objetivo de discriminar os fatores de risco e monitorizar as mudanças de comportamento recomendadas.

Os resultados serão validados com uma prova de conceito alargada a quatro países distintos, abordando diferentes contextos na área da saúde, como família, escola, cuidados primários, cuidados integrados, entre outros.

O SmartCHANGE tem uma duração de 48 meses. José Carlos Ribeiro é o investigador principal em representação do CIAFEL, uma unidade de investigação da FADEUP que tem como  objetivo nuclear o aprofundamento do conhecimento e de competências na promoção, avaliação, prescrição e acompanhamento de programas de atividade física e/ou exercício na sua relação com a saúde humana.