O projeto PINKTech, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP), foi um dos três projetos vencedores da edição portuguesa do concurso europeu BluAct, que pretende estimular o empreendedorismo sustentável e a transferência de boas praticas na área da economia Azul, dando apoio a startups e ao investimentos relacionados com a economia do mar.

Matosinhos é a cidade que representa Portugal nesta iniciativa que se destina a empreendedores que tenham projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia de negócio ou empresas já legalmente constituídas, com menos de quatro anos.

É o caso do PINKtech, é um projeto de desenvolvimento tecnológico que pretende usar bactérias de cor rosa, ricas em carotenoides, com o objetivo de intensificar de forma natural e saudável a cor de peixes como o salmão, ou mesmo peixes de aquariofilia.

Os projetos vencedores foram distinguidos na Câmara Municipal de Matosinhos. (Foto: CMM)

Peixes mais coloridos e férteis

Liderado pelas investigadoras do CIIMAR Sara Antunes, Olga Lage, Conceição Marinho e Rita Calisto, este projeto baseia-se em evidências da transferência da cor das bactérias para Daphnia (um pequeno crustáceo zooplanctónico), tendo também levado ao aumento da fertilidade deste crustáceo. Se esta bactéria for usada em ração de peixes, como o salmão, estes, além de ficarem com uma cor mais apelativa, poderão ainda melhorar a sua fertilidade de uma forma completamente saudável e natural.

A tecnologia desenvolvida no CIIMAR é assim altamente inovadora, permitindo melhorar as produções piscícolas de forma sustentável, mantendo a saúde dos ecossistemas aquáticos.

A potencialidade de negócio deste projeto foi então reconhecida pelo júri do concurso BluAct, que classificou o PINKtech em 2.º lugar. Um resultado que permitirá à equipa do CIIMAR usufruir de um ano de incubação na UPTEC Polo do Mar e integrar o programa de aceleração de empresas promovido pela UPTEC e suportado pelo Super Bock Group.