Verónica Orvalho, docente e investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade Porto (FCUP) e fundadora da Didimo, acaba de integrar a lista de embaixadores do Conselho Europeu de Inovação (EIC na sigla inglesa).

O grupo, composto por 48 pessoas, engloba membros do conselho de administração daquele organismo europeu e administradores e investigadores de empresas e projetos altamente inovadores, oriundas de 30 países diferentes.

Além da carreira de docente, Verónica Orvalho acumula a liderança da startup Didimo, spin-off da U.Porto incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Criada em 2016, a Didimo é líder no desenvolvimento de modelos digitais interativos de alta-fidelidade de cada pessoa (avatares) e já levantou mais de 14 milhões de euros em investimento.

O Conselho Europeu de Inovação é o instrumento mais importante da Comissão Europeia na área da inovação. Este programa de apoio às startups e PMEs europeias pretende é identificar, apoiar e desenvolver novas tecnologias e inovações verdadeiramente transformadoras, capazes de criar novos mercados e empregos e alcançar uma escala global.

liana Ivanova, Comissária Europeia responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, deu as boas-vindas ao novo grupo de embaixadores do EIC, do qual faz parte Verónica Orvalho. “O EIC é um grande êxito europeu e precisa de ser conhecido em toda a Europa e para além dela. Os novos embaixadores têm experiência direta com o programa. Estou ansiosa por vê-los promover o EIC em todo o ecossistema e dar-nos feedback sobre o que podemos fazer melhor”, afirmou.

Aos 26 embaixadores do EIC juntam-se, agora, 22 novos elementos para continuar a promover o Conselho Europeu de Inovação no ecossistema de inovação europeu e internacional. No total, a comunidade de embaixadores do EIC é composta por 27 homens e 21 mulheres.