Tem medo de filmes de terror? E de suspense? Tem muito medo? Pelo segundo ano consecutivo, a Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto recebe o MOTELX. Será na tarde/noite de 23 de março que o Festival Internacional de Cinema de Terror sobe até à Invicta para proporcionar uma “festa do terror” aos mais corajosos.

A sessão terá início às 16h00 com uma apresentação do festival e o lançamento do livro O Quarto Perdido do MOTELX – Os Filmes do Terror Português (1911-2006). Esta obra, vencedora do Prémio AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento para Melhor Colectânea de Textos de 2023, teve a coordenação de João Monteiro e Filipa Rosário. Propõe uma releitura da 7.ª Arte em Portugal através do terror.

À noite, às 21h30, acendem-se as luzes do grande ecrã para assistirmos a Laranjas Sangrentas. A segunda longa-metragem de Jean-Christophe Meurisse venceu, em 2021. o Prémio do Público do MOTELX. Com um desenvolvimento surpreendente e um desfecho inesperado, esta obra integrou também a seleção oficial do Festival de Cannes.

Ao longo da noite, a audiência ficará ainda a conhecer as diferentes secções competitivas, os respetivos Call for Entries (que se encontram abertos), mas não só. Serão anunciados os futuros planos para a 18.ª edição do MOTELX, a acontecer de 10 a 16 de setembro de 2024, no Cinema São Jorge (Lisboa).

Este ano, o MOTELX já passou por várias escolas e universidades para exibir o melhor cinema de terror nacional e apresentar as várias secções do festival, com destaque para o Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa, o maior prémio para curtas-metragens em Portugal (5.000 euros), cujas inscrições estão abertas até 15 de maio.

A entrada na sessão de 23 de março será gratuita, ainda que limitada à lotação do espaço.