O Laboratório de Genética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) conquistou a certificação My Green Lab, considerado como “o gold standard” para a sustentabilidade da atividade laboratorial.

Esta chancela coloca a FMUP na rota da “ciência sustentável”, movimento que envolve pessoas e equipas comprometidas com a partilha de conhecimentos e de recursos com maior consciência ambiental. Compostas por cientistas e funcionários de diferentes instituições do país, estas “equipas verdes” propõem-se reduzir o impacto ambiental negativo da investigação, bem como os custos associados.

Liderado pela professora da FMUP Filipa Carvalho, o Laboratório de Genética aceitou o repto e todos os colaboradores “abraçaram a ideia”. Susana Ferreira, pela sua conhecida dedicação à causa ambiental, ficou responsável pela gestão das ações necessárias ao cumprimento dos desafios.

“Foi-nos lançado o desafio de funcionar como laboratório piloto da U.Porto para obter a certificação My Green Lab®. A nossa principal missão seria modificar algumas práticas laboratoriais e de gestão energética, respondendo a uma métrica de avaliação internacional e alargando posteriormente o desafio aos nossos fornecedores de reagentes e materiais e a possíveis parceiros dentro da Universidade do Porto”, explica.

De acordo com Susana Ferreira, “não foi difícil. A ideia foi, sem alterar muito as rotinas, implementar algumas modificações nas nossas práticas diárias de separação de lixos, diminuição de gastos de água e energia e procurar parceiros para a partilha e reutilização de materiais e desperdícios de uso comum, como reagentes”.

Para os responsáveis, há sempre espaço para melhorar. Por isso, pretendem continuar a participar no “Freezer Challenger”, um desafio anual no qual competem milhares de cientistas de todo o mundo. O objetivo deste programa, que resulta da parceria entre o My Green Lab e o International Institute for Sustainable Laboratories (I2SL) é ser o laboratório mais eficiente com os equipamentos de frio, como arcas congeladoras.

Outro dos próximos passos será integrar esta Rede Nacional de Laboratórios Verdes, como membro efetivo, como já acontece com outras unidades do género.

Sobre o Laboratório de Genética

Integrado no Departamento de Patologia da FMUP, o Laboratório de Genética, para além da componente letiva e de investigação, tem uma grande componente assistencial como prestador de serviços para a Unidade Local de Saúde de São João, bem como para outros hospitais e laboratórios públicos e privados, através da realização de diversos testes genéticos ou encaminhamento de pedidos para subcontratação de exames que não são realizados no laboratório.

Pela estreita colaboração com a Unidade Local de Saúde São João, nestas instalações encontram-se diariamente cerca de 30 pessoas (médicos, investigadores, administrativos, técnicos de laboratório e estagiários).

Regista-se um fluxo médio mensal cerca de 100 doentes a são realizadas colheitas de amostras de sangue periférico ou esfregaço bucal, além de uma série de amostras que, pela sua natureza, são colhidas no exterior (por exemplo, líquidos amnióticos ou biopsias).