O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) é o responsável pelo novo LivingLab criado em Viana do Castelo ao abrigo do projeto MAR2PROTECT, e que tem como principal objetivo garantir o bom estado ambiental e a boa qualidade da água superficial no estuário do rio Lima.

Coordenado pela Universidade Nova de Lisboa, o MAR2PROTECT tem como missão prevenir a contaminação das águas subterrâneas, incluindo a causada pelos impactos das alterações climáticas e das alterações globais, através de diferentes tecnologias inovadoras, entre elas ferramentas apoiadas por Inteligência Artificial.

Em Portugal, o projeto promove dois locais de demonstração, cada qual com o seu LivingLab: um em Frielas coordenado pela Universidade Nova de Lisboa, e outro no estuário do rio Lima, coordenado pelo CIIMAR.

“Um Living Lab coloca os utilizadores e outras partes interessadas, por exemplo, autoridades, indústria, investigadores e sociedade civil, no centro do processo de inovação para desenvolver abordagens sustentáveis”, explicou a investigadora Marisa Almeida, coordenadora do projeto no CIIMAR, a margem do primeiro workshop do LivingLab do estuário do Rio Lima, que reuniu nas instalações do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo diversas entidades do setor público, setor privado, academia e sociedade civil.

“No LivingLab do estuário do Rio Lima, estamos a envolver as principais partes interessadas na demonstração da importância e relevância dos sapais como uma solução baseada na natureza (SbN) para combater dois grandes desafios do aquífero da bacia do Rio Lima: a qualidade da água e a intrusão salina associada à subida do nível do mar”, acrescenta.

A missão do CIIMAR

A investigação do CIIMAR no projeto MAR2PROTECT é liderada pela investigadora Marisa Almeida e centra-se no Estuário do rio Lima e na sua zona de sapal. Segundo a investigadora do CIIMAR e professora convidada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o papel do CIIMAR é o de “demostrar o potencial das Soluções baseadas na Natureza para manter o bom estado ambiental e a boa qualidade da água superficial, que impactará positivamente (mas indiretamente) os aquíferos e prevenirá a contaminação das águas subterrâneas.”

As ações do projeto MAR2PROTECT no estuário do rio Lima envolvem tanto atividades laboratoriais como atividades de campo com o objetivo de explorar uma série de processos biogeoquímicos e de fitoremediação (utilização de plantas para remoção/estabilização de poluentes diversos) para proteger, recuperar e incrementar a zona de sapal. No fim do projeto, prevê-se ainda a re-vegetação de pequenas zonas no estuário com plantas de sapal que permitam aumentar as suas capacidades.

Em paralelo, o CIIMAR estudará também os serviços dos ecossistemas providenciados por este sapal, não só para a remoção de poluentes e manutenção da boa qualidade da água superficial, mas também de combate à intrusão salina e alterações climáticas.

Próximas ações dos Laboratórios Vivos

A próxima ação deste LivingLab está já agendada para 10 de abril e terá como objetivo a elaboração de propostas para destacar a importância e a relevância dos sapais como uma solução baseada na natureza.

Para além dos dois locais de demonstração em Portugal, o MAR2PROTECT engloba mais cinco locais de demonstração a nível internacional, representativos de diferentes condições climáticas, tipos de poluição, fontes de água e de impactos sociais, culturais e políticos.