Conhece o cancioneiro transmontano? Já ouviu cantar em Mirandês? Se nunca… Como imagina que seria? Pode entregar-se ao exercício da imaginação e depois vir cá para confrontar o que poderia ser com o que, na realidade, é. No próximo dia 16 de março, às 19h00, a Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto apresenta Dues (que é mesmo que dizer a palavra “dois”, em mirandês).

A voz e a flauta doce, ou flauta de bisel (grupo de instrumentos de sopro da família das madeiras) são de Ana Clément. Com quem partilha o palco? Com Manuel Guimarães, ao piano. Ambos passaram tanto pela música de raiz tradicional como pela música improvisada ou música antiga. Partindo do cancioneiro transmontano, a proposta que nos irão apresentar está em sintonia com a interpretação disponível nas gravações de recolha etnográfica, acrescentando harmonização e linhas melódicas complementares.

Ana Clément estudou flauta de bisel na Academia de Música de Espinho, especializou-se em música e saúde pela Universidade de Estrasburgo e doutorou-se em etnomusicologia na Universidade de Aveiro. Sabe tocar gaita de fole galega, adufe, canta em coro e toca em hospitais. O seu trabalho reparte-se entre a música medieval e renascentista, música tradicional europeia, música para danças antigas e danças tradicionais, o dark folk pós-industrial, entre outras.

Manuel Guimarães iniciou a formação musical em piano, nos anos 60, na Academia de Música de Espinho, posteriormente, nos anos 80, em composição, no Conservatório de Música do Porto, e em 2014, em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa. O seu percurso musical abrange diferentes áreas: clássica, rock, folk, jazz e improvisação transidiomática. Gravou os CDs, piano solo, Flow me, em 2016, Espinho, em 2019, e Sendin, com Carlos Zíngaro, em 2020.

O concerto será apresentado por Mário Correia, fundador e diretor do Centro de Música Tradicional Sons da Terra. A instituição é responsável pela edição discográfica de recolhas de música transmontana e disponibiliza um arquivo documental de apoio a todos os que se interessam pelas tradições musicais da região.

O concerto tem entrada livre, ainda que limitada à lotação do espaço.