A Empowered BEST Engineering Competition (EBEC) regressou aos corredores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) de 24 a 26 de fevereiro, com atividades para futuros engenheiros e cientistas desenvolverem as suas capacidades práticas, bem como o espírito crítico e competitivo.

A maratona organizada pelo BEST Porto, que reuniu estudantes da FEUP e da Faculdade de Ciências (FCUP), desafiou mais de 240 participantes a participar nas provas de “Innovative Design” e “Case Study”.

Quatro estudantes da licenciatura em Engenharia Informática e Computação, partilhada entre as duas faculdades, triunfaram no desafio de “Innovative Design”, cujo objetivo passava por desenvolver um protótipo de uma diversão a ser inserida num parque de diversões.

Lara Coelho, Francisco Fernandes, Bruno Aguiar e Afonso Machado – os Solutions R US – trabalharam em equipa e destacaram-se dos restantes estudantes, apenas utilizando os materiais e as ferramentas disponibilizados pela organização.

Em segundo e terceiro lugar, ficaram os “Team Postas”, de Daniel Guimarães, Gonçalo Ramos, Rafael Homsi e Gonçalo Martins, do mestrado de Engenharia Mecânica e os Pirates, uma equipa de estudantes Erasmus composta por Peter Urquidi, Oliver Halupka, Maijastiina Väyrynen e Gabriel Pillig, dos mestrados em Engenharia Mecânica e Bioengenharia.

Os Solutions R US foram os vencedores do desafio “Innovative Design”. (Foto: DR)

Já na categoria de “Case Study“, a grande vencedora foi a equipa JEurs, composta por Rodrigo Ferreira, Francisca Ramos e Carolina Almeida, estudantes da licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, e ainda Gonçalo Queiroz, da licenciatura em Engenharia Mecânica.

Os JEurs foram os vencedores do desafio “Case Study”. (Foto: DR)

Neste caso, o desafio – que passava pela procura de uma solução teórica para dois problemas reais – focou-se num plano para reconstruir uma cidade numa situação pós-guerra e ainda na pesquisa acerca das “hydrogen fuel cells” mais promissoras para aplicação em transportes.

Ao pódio subiram ainda: os InfoExperts, dos estudantes da licenciatura em Engenharia Informática e Computação, Sara Cortez, Pedro Castro, Leonardo Garcia e Amanda Silva; e os Batatas Físicas, dos estudantes da licenciatura em Engenharia Física, da FCUP e da FEUP, Beatriz Moura, Angélica Maricato e Maria Barros, e de Guilherme Brito, da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.