Numa altura em que celebra o seu pleno 24.º aniversário, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) vê o seu nome perpetuado através da descrição de um novo género e nova espécie de cianobactéria, designado de Ciimarium marinum. A descoberta, protagonizada pelos investigadores Guilherme Scotta-Hentschke, João Morais e Vítor Vasconcelos, acaba de ser publicada na revista científica Phytotaxa.

Com alguma semelhança com os géneros Synechococcus e Cyanobium, este novo género de cianobactéria foi recolhido de uma amostra de biofilme obtida durante um mergulho dos investigadores Aldo Barreiro e Pedro Leão, também do CIIMAR, a um quilómetro da costa, perto do porto de Leixões e a cerca de 10-12 metros de profundidade.

Para fazer a identificação da Ciimarium marinum, a equipa liderada por Vítor Vasconcelos utilizou ferramentas moleculares, de microscopia ótica e eletrónica de transmissão e análise do perfil de pigmentos. Estas metodologias permitiram compreender que este género comtempla uma cianobactéria rica em carotenoides, representando mais de 90% do total de pigmentos, com dominância de β-caroteno e zeaxantina, contendo ainda níveis importantes de clorofila a e de ficocianina.

A espécie tipo que permitiu descrever este novo género está agora depositada no herbário da Universidade do Porto ( referência PO-T4784) e mantida em meio líquido na coleção de culturas de cianobactérias e microalgas do CIIMAR – LEGE_CC (com a designação LEGE 11466).

Novas espécies a caminho

Estes novos resultados demonstram o enorme potencial de descoberta de novos géneros e espécies a partir das estirpes de cianobactérias isoladas durante este trabalho. Prevê-se por isso a descrição de novas espécies atualmente em estudo pela equipa liderada por Vítor Vasconcelos.

Esta equipa do CIIMAR tem participado em expedições científicas em vários ecossistemas costeiros portugueses, incluindo os Açores e a Madeira, mas também com equipas internacionais em países como Marrocos, Cabo Verde, México, Bolívia, Peru e República Dominicana, o que aumenta a probabilidade de se encontrar novos taxa.

O papel do CIIMAR nos biobancos nacionais

A coleção LEGE_CC completa este ano 33 anos e é uma das maiores coleções de cianobactérias do mundo. Faz parte do recém-criado Biobanco Azul do CIIMAR que integra uma coleção de bactérias e fungos marinhos – CM2C e uma coleção de amostras de esponjas e corais maioritariamente do Atlântico.

O CIIMAR é o coordenador do Biobanco Azul Português, projeto financiado pelo PRR, que além do Biobanco Azul do CIIMAR integra outras coleções de outras 8 instituições nacionais. Muitas das estirpes depositadas na LEGE_CC deram já origem a mais de duas centenas de artigos científicos e a 6 patentes demonstrando o potencial biotecnológico desta importante plataforma do CIIMAR.