A investigadora do Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP) e professora aposentada no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), Leonor Moreira, participou reentemente no programa “@ Cientista Regressa à Escola”, programa de comunicação e educação de ciência que promove o regresso de cientistas às escolas onde estudaram no 1.º ciclo para dinamizarem oficinas de ciência com os atuais alunos.

importância dos objetivos da iniciativa  diminuir desigualdades sociais, promover a curiosidade e o interesse em temas da ciência motivou a investigadora a apresentar candidatura. “Já tinha participado em diversas experiências de divulgação da matemática, inclusive com crianças da mesma faixa etária e esta atividade tinha ainda uma graça especial: poder voltar à escola onde fiz o exame de 4º ano”, conta.

E assim foi, no dia 21 de fevereiro, Leonor Moreira foi até à Escola Básica de São Victor, em Braga, dinamizar duas oficinas, com alunos do 4º ano, na área da geometria elementar.

“Construímos diferentes pavimentações do plano, usando triângulos equiláteros coloridos que os alunos tinham recortado em cartolina, depois de terem obtido um primeiro triângulo equilátero dobrando uma folha de papel A4”, descreve Leonor Moreira.

Para além desta atividade, a investigadora do CMUP aproveitou também para conversar com os alunos sobre o que faz um matemático, tentando “desfazer alguns preconceitos comuns” relativos a esta disciplina.

Sobre o “Cientista Regressa à Escola”

O @ Cientista Regressa à Escola é um programa educativo que visa combater a baixa literacia científica e a desigualdade de acesso à Ciência. A iniciativa surgiu em 2021, na sequência da expansão da empresa sem fins lucrativos, Native Scientist, criada em 2013, no Reino Unido, por Joana Moscoso, licenciada em Biologia pela FCUP, e outra investigadora portuguesa. A missão da Native Scientist passa por criar pontes entre crianças e cientistas, reduzir desigualdades e promover o ensino superior.

Para participar no @ Cientista Regressa à Escola, os cientistas interessados terão de fazer investigação em qualquer área do conhecimento, numa instituição científica nacional ou internacional, e ter frequentado o 1º ciclo do Ensino Básico (isto é, a escola primária) em Portugal.