A docente e investigadora Maria João Ramos, do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP),foi nomeada Chemistry Europe Fellow, pela Chemistry Europe, uma associação que reúne 16 sociedades de química (entre as quais a Sociedade Portuguesa de Química) de 15 países europeus.

O título de Fellow constitui o mais importante prémio concedido pela Chemistry Europe e homenageia aqueles que apoiaram as atividades de publicação conjunta das sociedades europeias de química, promovendo o espírito europeu na ciência de uma forma muito especial.

Fundada em 1995, esta associação integra mais de 75 mil químicos e é responsável pela publicação de um conjunto de jornais científicos de química de alta qualidade, cobrindo uma ampla gama de subdisciplinas da química.

Estabelecido em 2015, o programa Chemistry Europe Fellows divulga, a cada dois anos, uma nova lista de nomes na preparação para o Congresso Bianual EUChems.

Sobre Maria João Ramos

Licenciada em Química pela FCUP e doutorada pela Universidade de Glasgow (Escócia), Maria João Ramos realizou um pós-doutoramento em Modelação Molecular na Universidade de Oxford (Reino Unido). Posteriormente, foi, durante muitos anos, diretora associada do National Foundation for Cancer Research Centre for Computational Drug Discovery da mesma universidade.

Responsável pelo grupo de investigação em Química Teórica e Bioquímica Computacional da FCUP, Maria João Ramos, que é também investigadora no Laboratório Associado para a Química Verde – REQUIMTE- – Rede de Química e Tecnologia, é considerada uma autoridade internacional no domínio da bioquímica computacional, com especial enfoque nas áreas da catálise enzimática computacional, mutagénese computacional, docking molecular e descoberta de fármacos. O seu trabalho está traduzido em mais de 400 publicações científicas em revistas internacionais de alto impacto, a que corresponde um índice h (h-index) de 58.

Enquanto docente, dirigiu durante vários anos o Programa Doutoral em Química da FCUP. Foi também a responsável pela obtenção de financiamento para o primeiro mestrado europeu a funcionar na U.Porto – o European Master and Master Mundus in Theoretical Chemistry and Computational Modelling – e para o primeiro doutoramento europeu da Universidade – o European Joint Doctorate on Theoretical Chemistry and Computational Modelling -, ambos em conjunto com outras universidades europeias.

Em paralelo com a docência e a atividade científica, desempenhou diversos cargos de responsabilidade na e fora da Universidade. Vice-Reitora da U.Porto para a Investigação entre 2014 e 2018, fez parte da Direção da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto durante o mesmo período.

Entre as múltiplas distinções e prémios científicos que somou ao longo da carreira incluem-se a conquista do Prémio de Excelência Científica da Universidade do Porto, em 2023, o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Estocolmo (Suécia) e o Prémio Madinaveitia-Lourenço 2019, atribuído pela Real Sociedad Española de Química em “reconhecimento pelo seu extraordinário trabalho de investigação em Química”.

Um ano antes, em 2018, foi um dos 10 finalistas do prestigiado International Prize “Lombardy is Research”, destinado a autores de descobertas científicas de destaque na área das Ciências da Vida.

Em 2020, Maria João Ramos foi a primeira mulher a receber o Prémio Centenário, entregue, no âmbito das comemorações do Dia da FCUP. Três anos depois, em 2023, tornou-se também a primeira mulher a conquistar Prémio de Excelência Científica da Universidade do Porto, galardão que reconhece, anualmente, os docentes e cientistas da instituição que mais se destacam no domínio da investigação científica.