Chama-se MatCamp@FEUP e destina-se sobretudo aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos). O bootcamp arranca no dia 2 de março, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e pretende ajudar os participantes a compreenderem de que forma é que os conceitos de Matemática abordados no Ensino Secundário podem ser úteis na resolução de problemas de Engenharia.

“A Matemática é uma área científica de suporte aos diferentes cursos de Engenharia. Com a iniciativa MatCamp@FEUP pretende-se dar a conhecer a importância de dominar as ferramentas matemáticas aprendidas no ensino secundário, ilustrando a sua aplicação num conjunto de situações da área da engenharia, de fácil entendimento, despertando a curiosidade e “encurtando a distância” entre o ensino da Matemática no secundário e nos cursos de Engenharia”, esclarece Fernanda Campos de Sousa, uma das professoras responsáveis pela iniciativa juntamente com Isabel Ribeiro, ambas do Departamento de Engenharia Civil da FEUP.

O MatCamp@FEUP dispõe de dois subprogramas adaptados aos anos de escolaridade dos participantes, cada um com uma componente teórica e uma prática. Inicialmente, todos os alunos terão a possibilidade de rever conceitos essenciais de Matemática, enquadrados nas aprendizagens essenciais da disciplina, e, em seguida, aplicá-los na resolução de desafios de Engenharia.

“Com o MatCamp@FEUP espera-se que os participantes percecionem, com gosto, a relevância que o aprofundar dos conteúdos aprendidos em matemática, a par de um efetivo raciocínio lógico-dedutivo, podem ter para a sua boa integração no ensino superior e para um profícuo desempenho profissional futuro. Paralelamente espera-se que esta seja uma oportunidade de contacto e esclarecimento para todos os participantes, em particular para aqueles que colocam “Ser Engenheiro” como uma hipótese de futuro”, assume Fernanda Campos de Sousa.

Os interessados podem inscrever-se, a título individual, através do preenchimento do respetivo formulário de inscrição.

Para mais informações, consultar a página do MatCamp@FEUP, ou enviar um e-mail para [email protected].