“A Questão do Vinho” é o tema de estreia e promete fazer fluir uma primeira conversa, marcada para o próximo dia 22 de fevereiro, entre cientistas e professores da Faculdade de Ciência da Universidade do Porto (FCUP) e um convidado do setor vinícola. Organizado pela Biblioteca da FCUP , o ciclo de conversas “Há conversa em Ciências” apresenta-se como um espaço de discussão de ideias sobre a relação entre a Ciência e a Cultura, que procura promover a participação de especialistas e convidados da sociedade em geral.

Com moderação de António Machiavelo, docente do Departamento de Matemática e Pró-Diretor para a Ciência & Cultura da FCUP, esta sessão inaugural tem como convidados os professores Luís Belchior e Jorge Queiroz, dos Departamentos de Química e Bioquímica e de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, respetivamente, e David Guimaraens, Diretor Técnico e Enólogo Chefe da Taylor’s.

No evento, serão abordados o papel das ciências na vinicultura e na produção do vinho, desde o tempo do trabalho do químico Ferreira da Silva à atualidade, e a evolução da relação entre ciência, produção e qualidade do vinho nos últimos 100 anos.

Com encontro marcado no piso 0 da Biblioteca, às 17h00, o evento é de entrada livre e, como que num brinde a uma primeira sessão, haverá lugar à degustação de Vinho do Porto.

Esta sessão encontra-se inserida nas comemorações do centenário da morte de Ferreira da Silva (1853-1923).