A chuva não impediu que mais de 1500 participantes, potenciais futuros estudantes e respetivos professores e famílias, rumassem à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto FCUP) para participar nos Dias Abertos FCUP 2024. Nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, a FCUP voltou a abrir as suas portas ao público, deixando apurar bem os cinco sentidos, numa oportunidade única para conhecer e experimentar a ciência in loco.

Desde a estreia do novo modelo do evento, em 2020, que o interesse das famílias tem crescido. Só no sábado de manhã, dia 10, marcaram presença mais de 700 participantes, que não quiseram perder a chance conhecer a FCUP, os seus espaços, laboratórios e cursos.

Já durante a semana, o destaque vai para a adesão de 40 escolas ao evento, o maior número dos últimos anos.

Entre as novidades desta edição destacam-se a presença no novo curso de Bioinformática, a dinamização de novas atividades por parte do Departamento de Ciência de Computadores e a mostra de Ciência em que investigadores do GreenUPorto apresentaram as várias áreas da engenharia agronómica em que trabalham.

O evento contou igualmente com a presença das tunas académicas da FCUP, que animaram ainda mais a manhã de sábado.

No conjunto dos três dias, os Dias Abertos contaram com o envolvimento de quase 200 estudantes voluntários e de dezenas de professores e investigadores que deram a conhecer o trabalho desenvolvido na FCUP.