No dia 5 de fevereiro, a tarde foi bem diferente para investigadores, professores e estudantes do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Tinham encontro marcado às 14h00, no Departamento de Física e Astronomia, com colegas da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) no âmbito do projeto DRAWinU. Um projeto cujo foco são as unidades de investigação e salas de aula da Universidade. Neste caso concreto, coube aos investigadores do Instituto de Física dos Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica da Universidade do Porto (IFIMUP) o desafio de desenhar.

No Workshop Colaborativo: Desenhos e Representações para a Entropia, organizado por João Horta Belo, do IFIMUP e Jorge Marques e Claudia Amandi, do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), da FBAUP, cientistas e artistas juntaram-se para desenhar e representar uma medida da física que é usada para avaliar o grau de desordem de um sistema. Para o investigador João Horta Belo, esta é “uma iniciativa que pode ser um exemplo do diálogo produtivo entre faculdades”.

O evento contou com a participação especial do docente da FCUP, Orfeu Bertolami e do docente José Vaz, da Faculdade de Belas Artes.

Sobre o DRAWinU

O projeto DRAWinU (DOI 10.54499/PTDC/ART-OUT/3560/2021) pretende realizar um estudo longitudinal sobre o uso do desenho no âmbito da Universidade, para desenvolver novas estratégias de ensino e competências de investigação baseadas no desenho no Ensino Superior. DRAWinU tem o seu foco no impacto educativo, na promoção do pensamento criativo, no pensamento visual, do projeto e da disseminação do conhecimento através do desenho.

O quadro deste estudo são as unidades de investigação e salas de aula das diferentes faculdades da U.Porto. A Universidade proporciona um contexto em que o desenho pode ser abordado num quadro de referência comum em que a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática (STEM) e Arte coexistem: ao confrontar as suas diferenças, podemos compreender as suas dinâmicas comuns.

Para além da FBAUP, estão também envolvidos no projeto o Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP) e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).

O projeto conta com Mário Bismark e Paulo Luís Almeida, da FBAUP, como investigadores responsáveis e conta com a participação da docente da FCUP e investigadora do CMUP, Maria Helena Matos e dos investigadores Cláudia Amandi (i2ADS/FBAUP), Flávia Costa (i2ADS/FBAUP), Jorge Marques (i2ADS/FBAUP), Maria Manuela Lopes (i3S; P.Porto), Marina Guedes (Junior researcher), Pedro Alegria (i2ADS/FBAUP), Sílvia Simões (i2ADS/FBAUP), Vasco Cardoso (i2ADS/FBAUP), Vítor Silva (i2ADS/FAUP).