Em 2023, a Universidade do Porto consolidou a sua posição como instituição de referência internacional no âmbito do Programa Erasmus+, com a aprovação de mais 30 projetos destinados à promoção da excelência académica e da cooperação internacional no quadro do Ensino Superior, cujo orçamento global ronda os 20 milhões de euros.

A U.Porto será responsável pela coordenação de sete destes projetos, o que significa que a Universidade ficará responsável pela gestão direta de cerca de 5 milhões de euros, a aplicar em domínios como a mobilidade académica, a cooperação institucional e a troca de boas práticas a nível internacional.

Dos projetos já aprovados, e que serão liderados pela U.Porto, incluem-se vários no âmbito da Ação-Chave 1, direcionada para a promoção da mobilidade individual para fins de aprendizagem de estudantes e pessoal. O destaque vai para o projeto de mobilidade internacional para créditos MINDMove for Inclusion and Digitalization, o primeiro consórcio Erasmus International Credit Mobility coordenado pela U.Porto.

Reunindo  outras universidades portuguesas (Universidade do Minho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade de Aveiro), este consórcio permitirá reforçar a oferta de oportunidades de mobilidade extracomunitárias. No total, os projetos ICM coordenados pela U.Porto permitirão executar mais 200 mobilidades com 28 países, de oito regiões, em quatro continentes, através dum orçamento que ronda os 700 mil euros.

A lista de projetos aprovados inclui ainda dois enquadrados na Ação-Chave 2, direcionada para a cooperação entre instituições.

É o caso do TecBioFood, um projeto coordenado pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e pensado para capacitar as Instituições de Ensino Superior de São Tomé e Príncipe de competências necessárias para a melhoria das condições técnicas e de ensino na área das Ciências da Nutrição e Alimentação, através do aproveitamento dos seus recursos biológicos.

Outro dos projetos coordenados pela U.Porto, sob a liderança da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), é o SmartAgeCare, um projeto da Ação Parcerias para a Cooperação, o qual visa contribuir para posicionar a União Europeia como líder global na área do envelhecimento saudável, impulsionando o paradigma do Smart Ageing.

Desenvolvido por um consórcio de nove parceiros em oito países europeus, o projeto combina expertise multidisciplinar e experiência em transição digital na saúde e cidadania.

Cooperar é o caminho

Ao todo, na convocatória de 2023, foram submetidas, a partir da U.Porto, 79 candidaturas  a projetos de Educação e Formação. Importa ainda destacar que  alguns resultados ainda não são conhecidos, o que pode aumentar ainda mais o impacto positivo da U.Porto no panorama académico internacional.

Note-se que, só no período de 2014 a 2022, a U.Porto participou ativamente em 223 Projetos Erasmus, dos quais 41 foram coordenados pela própria instituição. Esses projetos representaram um investimento total de 53 milhões de euros, destacando a relevância e o alcance das atividades internacionais desenvolvidas pela Universidade.

Os resultados agora conhecidos surgem numa altura em que decorre uma nova convocatória do Programa Erasmus+. Anunciada em novembro passado, esta apresenta-se como uma nova janela de oportunidade para a submissão de projetos de grande relevo para as instituições de ensino superior europeias – e também extracomunitárias.

Todos os docentes, investigadores e técnicos da U.Porto são convidados a apresentar os seus projetos de cooperação internacional, seja na forma de mestrados conjuntos, ações de capacitação a países não europeus, entre outras.

Metas Estratégicas U.Porto 2030: Um impulso à Internacionalização

A participação da U.Porto em projetos Erasmus+ faz parte das Metas Estratégicas da Universidade para 2030. Até ao final da década (2023), o objetivo da Universidade passa por atingir a marca dos 350 projetos.

Essas metas refletem o compromisso da U.Porto em fortalecer sua presença global, promovendo a cooperação internacional e mobilidades, colaborações científicas e o enriquecimento da experiência educacional dos seus estudantes. A Universidade visa não apenas ser reconhecida pelo seu rigor académico, mas também pelo seu significativo contributo para o desenvolvimento internacional ao nível do ensino e da investigação.

A U.Porto reafirma, assim, o seu protagonismo ao nível da internacionalização académica, contribuindo, através de uma participação ativa em projetos de relevo internacional, como é o caso do Programa Erasmus, para o avanço do conhecimento e para a colaboração entre instituições de ensino superior em todo o mundo.