Intitula-se ESPAÇO PÚBLICO | PUBLIC SPACE e é uma nova revista da Universidade do Porto. Publicada pela U.Porto Press, esta nova publicação está associada ao Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), ao Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), ao Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO)e ao Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA), articulando, assim, a Faculdade de Arquitetura (FAUP), a Faculdade de Ciências (FCUP), a Faculdade de Engenharia (FEUP) e a Faculdade de Letras (FLUP) da Universidade do Porto.

Sendo transversal à Arquitetura, à Arquitetura Paisagista, à Geografia, ao Planeamento do Território e ao Urbanismo, acolhendo artigos científicos originais e de revisão sobre o espaço urbano e suas dinâmicas e cruzando o conhecimento teórico, empírico e de projeto, esta nova revista reveste-se de interesse e potencialidade.

Graças à sua natureza transdisciplinar, a ESPAÇO PÚBLICO | PUBLIC SPACE visa possibilitar o intercâmbio de conhecimentos e ideias entre profissionais destas áreas, conduzindo a abordagens e soluções inovadoras para um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo. Pretende-se, ainda, contribuir para o desenvolvimento de uma perspetiva holística e interdisciplinar no estudo e na prática do ambiente urbanizado, abordando os desafios socioeconómicos, ambientais e técnicos do nosso mundo contemporâneo.

Além disso, constitui uma oportunidade para a publicação de material interdisciplinar, original, de base escrita e gráfica, que interessará a um elevado número de investigadores seniores e juniores.

De periodicidade semestral, a revista será publicada no último dia de maio e no último dia de novembro.

Da equipa editorial da ESPAÇO PÚBLICO | PUBLIC SPACE fazem parte os docentes e investigadores Fernando Brandão Alves (FEUP | CITTA), José Rio Fernandes (FLUP | CEGOT), Paulo Farinha Marques (FCUP | CIBIO) e Teresa Cálix (FAUP | CEAU).

Submissão de artigos para o número inaugural

O número  inaugural da revista ESPAÇO PÚBLICO |PUBLIC SPACE será subordinado ao tema  “The search for a better common space” e contará com artigos de reconhecidos especialistas, nacionais e estrangeiros, alguns dos quais membros do Conselho Científico desta publicação.

Para o primeiro número, a chamada de artigos pede contributos para a definição de caminhos capazes de pensar e projetar o espaço público no futuro, na sua diversidade, face aos desafios contemporâneos, designadamente os de inclusão e sustentabilidade.

Ao cruzar as áreas da arquitetura, planeamento urbano, geografia e arquitetura paisagista, a revista ESPAÇO PÚBLICO |PUBLIC SPACE permite uma compreensão abrangente do ambiente construído e da sua relação com o mundo natural. Assim, pretende-se que os seus artigos explorem as interações complexas entre as atividades humanas, a conceção do espaço e o ambiente, a vida pública, a prática cultural, o projeto urbano, a ação política, a interação social e o desenvolvimento pessoal, a tecnologia, a sustentabilidade social e ambiental e a resiliência climática.

Após o registo na plataforma OJS, os autores devem submeter as suas propostas: artigo teórico ou de revisão (entre 3000 a 6000 palavras) ou ensaio visual/gráfico (entre seis a oito páginas, acrescidas de texto entre 1.000 a 2.000 palavras). Numa segunda fase do processo, será feita a revisão anónima por pares (single-blind peer-review).

Mais informações