A equipa “Heroes of the C”, composta por estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, conquistou uma medalha de ouro no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC), disputado no último fim-de-semana, em Paris. Um feito que garante o apuramento direto para a 48.ª final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC), a maior competição de programação informática universitária do mundo.

Esta será, aliás, a segunda final do ICPC que a equipa da U.Porto vai disputar no mesmo ano, já que, a anterior, que tinha data marcada para novembro de 2023 no Egipto, foi adiada por questões de segurança. Será por isso uma agenda bastante preenchida para os “Heroes of the C”: em março, vão à final europeia do SWERC, em Praga; em abril, competem na 47.ª edição do ICPC; e, em setembro, participam na 48.ª edição do ICPC, a decorrer em Astana, no Cazaquistão.

A equipa medalhada, que conquistou o 2º. lugar do SWERC, com a resolução de 11 problemas (tal como a equipa que ficou em 1.º lugar), integrou os estudantes Duarte Nóbrega Paulo Sousa, do Mestrado em Ciência de Computadores da FCUP, e Kevin Pucci, do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS, e teve como treinador Pedro Ribeiro, docente do Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da FCUP.

Os “Heroes of the C” conquistaram a medalha de ouro no SWERC, depois de terem resolvidos 11 dos 12 problemas propostos. (Foto: DR)

No SWERC, prova que serve para apurar os representantes do sudoeste europeu na grande final do ICPC (International Collegiate Programming Contest), a maior competição de programação informática universitária do mundo, estiveram em competição 108 equipas das melhores universidades de Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça e Israel.

Sobre o ICPC

O ICPC é o mais antigo e prestigiado concurso de programação e algoritmia para estudantes universitários, tendo participações anuais de mais de 3.000 universidades oriundas de mais de 100 países.

Na edição de 2019, realizada na cidade do Porto, a equipa da U.Porto ficou entre as 45 melhores equipas, entre as 135 participantes.