As Jornadas de Inovação Pedagógica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto estão de regresso a 7 de fevereiro e debruçam-se, desta vez, sobre o tema que tem dominado o setor, a inteligência artificial.

Organizado pelo Conselho Pedagógico da FCUP, presidido por Joaquim Agostinho Moreira, o evento, que terá lugar às 15h00, no Anfiteatro Prof Doutor João Bessa (FC3-1.20) no Departamento de Física e Astronomia, conta um painel de docentes e investigadores na área. No mote da conversa estará a importância da inteligência artificial na promoção do pensamento crítico e criativo no Ensino Superior.

A mesa-redonda contará com moderação de Rita Ribeiro, docente do Departamento de Ciência de Computadores e de Jorge Oliveira, do Conselho Pedagógico da Faculdade de Farmácia de U.Porto, e terá como convidada internacional Lucia Martins Giraffa, da Escola Politécnica-Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A professor e investigadora lidera o ARGOS – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Digital que estuda o uso de tecnologias digitais associadas aos processos de ensinar e de aprender.

A conversa continuará com uma intervenção sobre criatividade e inteligência artificial aplicada à arte e estética por Miguel Carvalhais, docente da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Num evento sobre inteligência artificial, não faltarão, também, referências ao ChatGPT, particularmente durante a apresentação de Ricardo Correia, professor da Faculdade de Medicina da U.Porto e alumnus da FCUP, e que abordará o caso prático da aplicação desta ferramenta no ensino da Medicina.

No evento participa ainda como convidado o docente Luís Paulo Reis, docente da Faculdade de Engenharia da U.Porto e codiretor da licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, realizada em parceria entre a FCUP e a FEUP.

O evento, com a duração de duas horas, tem entrada gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.