O Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto acolheu, no passado dia 4 de dezembro, o lançamento da 5.ª edição do Projeto (D) de Eficiência, um programa direcionado para a inclusão de pessoas com deficiência e/ou incapacidade no mercado de trabalho, resultado de uma parceria que envolve a U.Porto, a Associação Empresarial de Portugal, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral, a Associação Salvador, a Câmara Municipal do Porto, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e o Politécnico do Porto.
Tendo como mote “Histórias de sucesso de inclusão e diversidade nas empresas”, o evento juntou mais de 70 participantes – representantes de empresas e de associações, potenciais candidatos ao programa, membros das sete organizações fundadoras e oradores convidados – com o propósito de celebrar e refletir sobre os progressos alcançados nos quatro anos que já leva o projeto.
Coordenado pelo Núcleo de Talento e Carreira, teve início com a abertura por parte de Olívia Pestana, Pró-Reitora da U.Porto para as Infraestruturas Culturais e Alumni. Seguiu-se uma comunicação por parte de Carlos Veiga, do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais | CICS.NOVA sobre as “Mais e Menos Valias da Inclusão Profissional, sobretudo dos Trabalhadores com Deficiência Intelectual”.
Durante o evento, foram também apresentados os resultados das edições anteriores e as etapas da nova edição para 2024, assim como o 2.º Encontro da ComUNIDADE (D) de Eficiência, que juntará participantes, empresas, formadores e amigos do projeto.
Um dos momentos mais impactantes foi a Mesa Redonda que deu nome nome ao evento. Em “Histórias de sucesso de inclusão e diversidade nas empresas”, partilharam-se os testemunhos de representantes da FNAC e da Ascendi na qualidade de empresas que contratam pessoas com deficiência e incapacidade e candidatos de edições passadas do D.
No final da sessão, reforçou-se o compromisso, por parte da assistência e da organização do projeto, de que é necessário que a academia, organizações e entidades possam continuar a trabalhar juntos, para garantir que a inclusão não seja apenas uma palavra, mas sim uma prática enraizada em todos os setores da sociedade, levando a que cada pessoa possa ser um agente de mudança.

A sessão de lançamento da 5.ª edição do Projeto (D) de Eficiência decorreu um dia depois do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. (Foto: U.Porto)
Por “um futuro mais inclusivo e igualitário”
Lançado em 2019, o Projeto (D) de Eficiência visa, por um lado, a capacitação para a empregabilidade de pessoas com incapacidade e deficiência da Área Metropolitana do Porto e, por outro, a sensibilização das entidades empregadoras e da sociedade em geral para a empregabilidade inclusiva.
Ao longo das quatro edições anteriores, já participaram no programa mais de 65 empresas (nas sessões de encontro entre profissionais e empresas) e mais de 60 pessoas com incapacidade e deficiência (no programa de capacitação).
“Ao promover a sensibilização das entidades empregadoras e da sociedade em geral para a diversidade e inclusão na esfera das suas equipas e culturas organizacionais, e ao apoiar o desenvolvimento de competências para a empregabilidade das pessoas com incapacidade e deficiência da Área Metropolitana do Porto, estamos a contribuir para um futuro mais inclusivo e igualitário”, aponta Olívia Pestana.