Este Natal, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) volta a oferecer um conjunto de experiências para os mais pequenos realizarem em casa, em família, durante as férias de Natal que se aproximam.

A proposta natalícia deste ano, com muita ciência à mistura, vai desde umas especiais bolachas natalícias com grilos (sim, grilos, comestíveis) à construção de um instrumento para medir o diâmetro do sol – que ao longe nos parece tão pequenino (qual será o seu real tamanho?). Conta também com a magia da matemática e com a criação de lava natalícia, entre várias outras atividades. De notar que, em alguns casos, poderá justificar-se o apoio de adultos e, por isso, podem bem ser feitas em família.

São, ao todo, seis experiências e atividades, elaboradas por docentes e investigadores da Faculdade de Ciências, nomeadamente dos departamentos de Física e Astronomia, Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, Matemática e Química e Bioquímica, que, têm, no final, uma breve explicação científica.

O melhor é mesmo descarregar gratuitamente as experiências que se seguem:

Física e Astronomia

Medir o diâmetro do sol

Matemática

Tabelas mágicas

Química

Cores em movimento – Decoração de Natal

Densidade dos líquidos – Lava natalícia

Tensão superficial – Como é que o Pai Natal consegue tirar a canela da sua bebida de leite?

Engenharia Agronómica (Tecnologia e Ciência Alimentar)

Bolachas de Natal com especiarias e grilos comestíveis