A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto foi uma das parceiras escolhidas pela Comissão Europeia para integrar o projeto ST3ER, cabendo-lhe disponibilizar perto de 600 mil euros em financiamento para apoiar empresas da área do turismo para a transição digital e verde – twin transition.

O ST3ER – Scaling Twin Transition in Tourism by harnessing the Experience Economy for greater Resilience (potenciação da transição digital e verde no turismo com base na experiência económica das empresas para maior resiliência) acontece no âmbito do programa COSME – Competitividade das Empresas e das Pequenas e Médias Empresas, da Comissão Europeia, e contará com seis parceiros em cinco países (Irlanda, Eslovénia, Portugal, Espanha e Dinamarca). A UPTEC é único parceiro português e será responsável pela gestão das open calls para Pequenas e Médias Empresas (PME) do setor do turismo com o objetivo de financiar os respetivos projetos.

Com uma duração de 36 meses, o projeto arrancou em setembro e conta com um orçamento total de mais de 3 milhões de euros, financiados entre 90% a 100%, dependendo da tipologia da ação. A UPTEC terá disponíveis 575,157.00 euros de financiamento, sendo que grande parte deste montante – mais de 400,000.00 euros – serão financiados a 100%, apoiando os projetos das empresas a atribuir no âmbito das open calls.

O ST3ER visa apoiar mais de 200 PME nestes cinco países através de medidas específicas, incluindo 38 workshops, bootcamps, módulos de aprendizagem, fóruns internacionais de inovação, deep-dives, encontros intersetoriais, mesas redondas, 21.000 horas de mentoria, avaliações de maturidade digital e 32 reuniões de matchmaking/B2b, O projeto vai ainda apadrinhar 70 projetos de inovação e fornecer mais de 20 exemplos de boas práticas que possam atingir mais de 850 stakeholders, que poderão replicar e transmitir os conhecimentos adquiridos.

As PME selecionadas para este programa beneficiarão de modelos avançados de apoio ao negócio, que visam melhorar práticas com a implementação de novos sistemas, estruturas e ferramentas, assim como métodos de inovação baseados nos desafios da redução de carbono, com base em estudos de caso e exemplos de modelos intersetoriais e interterritoriais.

Para a Diretora de Desenvolvimento de Negócio da UPTEC, Maria Moura Oliveira, este investimento nas áreas do turismo e da inovação potencia o que Portugal tem de melhor para oferecer. na medida em que disponibiliza às empresas “ferramentas e apoio para alavancarem os seus projetos”.

“O turismo tem sido uma das áreas que mais contribui para o PIB português, e é fundamental aliar essa pujança e vivacidade à capacidade que os portugueses, e em particular as suas startups, têm em inovar, e encontrar novos caminhos para uma transição digital e energética que seja mais eficiente e sustentável”, acrescenta a responsável.

As Pequenas e Médias Empresas interessadas poderão deixar sua declaração de interesse preenchendo o formulário criado para o efeito.

St3er 2

Maria Moura Oliveira representou a UPTEC no evento de arranque do ST3ER, realziado em Furbogh (Galway, Irlanda)

Sobre o Programa Cosme

O COSME foi o programa da Comissão Europeia para a competitividade das empresas e das pequenas e médias empresas (PME), que decorreu no período de 2014-2020. Para o período de 2021-2027, as suas atividades foram integradas no programa mais amplo a favor do mercado interno, sendo os instrumentos financeiros integrados no InvestEU.

O programa pretende facilitar o acesso das PME ao financiamento nas diferentes fases do seu ciclo de vida. A criação, expansão ou transmissão de empresas através do Mecanismo de Garantia de Empréstimo e do Mecanismo de Capital Próprio para o Crescimento, apoiar a internacionalização e o acesso aos mercados, ajudar as PME para que possam beneficiar do mercado interno da União Europeia (UE) e das oportunidades nos mercados fora da UE.

O COSME cofinanciou a Rede Europeia de Empresas (para ajudar as PME a encontrarem parceiros para fins comerciais ou de tecnologia) e financiou ferramentas da Web (portal «A sua Europa — Empresas» , o portal de internacionalização de PME, e centros de contacto das PME para defesa dos direitos de propriedade intelectual) para prestar aconselhamento sobre os direitos de propriedade intelectual, as normas e as regras dos contratos públicos.

O COSME pretende, ainda, criar um ambiente favorável à competitividade, reduzindo os encargos administrativos e regulamentares desnecessários (por exemplo, medir o impacto da legislação da UE nas PME e desenvolver legislação inteligente e favorável ao contexto empresarial), ajudar as PME a adotar novos modelos de negócio e a promover polos de excelência, bem como competências e liderança digitais, e incentivar uma cultura empresarial. Intercâmbios em regime de mobilidade, investigação, difusão de boas práticas e ações-piloto.

O COSME foi concebido para implementar a «Lei das Pequenas Empresas», refletindo o reconhecimento do papel central desempenhado pelas PME na economia da UE.