O docente e investigador Miguel Mascarenhas, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), é o grande vencedor do Prémio Banco Carregosa/Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) 2023.

Criado para distinguir o melhor projeto nacional de investigação clínica, este galardão, no valor de 25 mil euros, reconhece o trabalho desenvolvido por Miguel Mascarenhas no desenvolvimento de uma tecnologia pioneira em Inteligência Artificial em Gastrenterologia para identificação de precursores do cancro anal em anoscopia de alta resolução.

O trabalho liderado pelo investigador da FMUP na área da saúde digestiva já havia sido laureado com o ACG Auxiliary Award, atribuído pelo Colégio Americano de Gastrenterologia, em 2022, e com o prémio de melhor apresentação no Congresso Mundial de Cancro Anal em 2023.

Miguel Mascarenhas, que é também médico gastrenterologista na Unidade de Medicina de Precisão do Serviço de Gastroenterologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ)/FMUP, é autor de vários trabalhos nas áreas da Inteligência artificial, endoscopia digestiva, coloproctologia e hepatologia, tendo resultado em tecnologias implementadas em diferentes continentes. É também o fundador da Digest Aid, uma spin-off da U.Porto especializada no desenvolvimento de soluções para melhorar o diagnóstico de patologias do aparelho digestivo.

Menções honrosas para a FMUP e para o ICBAS

No âmbito desta 6.ª edição do Prémio Banco Carregosa/SRNOM, foram ainda atribuídas duas menções honrosas, ambas entregues a trabalhos de investigação desenvolvidos na U.Porto.

Uma das menções honrosas contemplou o professor da FMUP João Sérgio Neves, pelo projeto “Papel da disfunção endócrina subclínica no risco cardiovascular e função cardíaca: implicações da modulação da função tiroideia e homeostasia glicémica”, cujo objetivo foi avaliar o impacto da disfunção endócrina subclínica no risco cardiovascular e função cardíaca.

De acordo com o professor premiado com 5 mil euros, “os resultados deste projeto sugerem que a modulação da função tiroideia e da homeostasia da glicose são abordagens importantes para melhorar a função cardíaca e reduzir o risco cardiovascular”.

“Este prémio reconhece e valoriza o trabalho integrado neste projeto. É essencial salientar que este reconhecimento deve ser atribuído a uma equipa e não ao meu trabalho individual”, afirma João Sérgio Neves, destacando o “papel central” de Adelino Leite Moreira, professor da FMUP e médico endocrinologista do CHUSJ.

João Sérgio Neves concluiu este ano o Programa Doutoral em Ciências Cardiovasculares da FMUP. (Foto: FMUP)

A outra menção honrosa, no valor de 2.500 euros, foi entregue a João Lobo, docente externo convidado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e médico interno de Anatomia Patológica do IPO Porto.

O projeto premiado representa o resultado de um esforço de uma equipa que tem vindo a trabalhar na área do cancro do testículo desde 2017, cujo objetivo é implementar na prática clínica um biomarcador molecular não invasivo para o diagnóstico e seguimento de doentes com cancro do testículo, o microRNA-371a-3p.

Este teste molecular permitirá ajudar na estratificação de risco destes jovens doentes, discriminando os indivíduos que poderão ser mantidos em vigilância após a cirurgia ao invés de serem submetidos a tratamento adicional com quimioterapia, identificando precocemente a recidiva da doença, e estimando a resposta à quimioterapia na doença avançada.

Rui Henrique e Carmen Jerónimo, docentes do ICBAS e orientadores do projeto, referem estar “muito contentes por ter obtido aprovação do IPO Porto para começar a disponibilizar este teste aos nossos doentes, a realizar no Serviço de Anatomia Patológica.”

Para João Lobo, este reconhecimento é “uma enorme fonte de motivação para toda a equipa, representando a transição da nossa investigação para a prática clínica, em benefício do doente, e realça o contributo da Anatomia Patológica enquanto especialidade médica para a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos doentes.”

O projeto, intitulado “Melhorar a metodologia de quantificação do microRNA-371a-3p em biópsias líquidas de doentes com cancro do testículo: aplicação de um biomarcador não invasivo na prática clínica”, foi desenvolvido no Serviço de Anatomia Patológica e no Grupo de Epigenética e Biologia do Cancro do Centro de Investigação do IPO Porto, e em estreita colaboração com a Clínica de Urologia.

Formado em Medicina e doutorado em Patologia e Genética Molecular pelo ICBAS, João Lobo é docente convidado do Instituto e médico interno no IPO Porto. (Foto: DR)

Sobre o Prémio Banco Carregosa/SRNOM

Prémio Banco Carregosa/SRNOM é uma distinção de âmbito nacional destinada a pessoas singulares ou coletivas com projetos relevantes na área da investigação clínica, totalizando o valor de 25 mil euros (20 mil para o projeto vencedor e cinco mil para duas menções honrosas).

A edição deste ano do prémio foi atribuída no passado dia 1 de dezembro, em Braga, durante a cerimónia do Juramento de Hipócrates, organizada pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos