O terceiro volume de Caderno de Inovação Pedagógica acaba de ser lançado pela U.Porto Press, com o apoio da Unidade de Inovação Pedagógica e Tecnologias Educativas da Reitoria da Universidade do Porto (U.Porto).

Cadernos de Inovação Pedagógica. A comunidade como prática – uma experiência de aprendizagem em serviço da Universidade do Porto é a prova de que “a prática pedagógica pode ser também ela objeto de análise, reflexão, investigação e publicação”, demonstrando, ainda, a “preocupação da Universidade do Porto com a qualidade do ensino disponibilizado aos seus estudantes”, defende João Veloso, antigo Pró-Reitor da U.Porto para a Promoção da Língua Portuguesa e a Inovação Pedagógica.

O também responsável pela criação da coleção Cadernos de Inovação Pedagógica, da U.Porto Press, realça o papel preponderante de Isabel Menezes – organizadora/coautora deste volume, e coordenadora do projeto que esteve na sua base – na consciencialização da comunidade académica para a necessidade de a reflexão sobre as práticas pedagógicas ser vista como “uma rotina essencial para a melhoria constante da instituição”.

Aprender com a aprendizagem em serviço

Isabel Menezes, autora do primeiro capítulo do livro –intitulado  “Aprender com a aprendizagem em serviço: Uma experiência” –, apresenta esta publicação como “um espaço de partilha do que é aprender com a aprendizagem em serviço”.

Na génese da obra esteve a unidade curricular InovPed “A Comunidade como prática: uma experiência transdisciplinar e colaborativa de intervenção”, resultado da implementação, na Universidade do Porto, do projeto Erasmus + Engage Students, “a partir dos colegas que aí aprenderam a aprendizagem em serviço no ano letivo de 2020/2021”.

A também docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP), e investigadora do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIE.FPCEUP), acrescenta que este projeto reflete o interesse crescente na estratégia de aprendizagem em serviço no Espaço Europeu de Ensino Superior.

Para os estudantes, o desafio passa por sair da sala de aula e envolver-se na comunidade, situando ”o conhecimento nos lugares da prática”. Na aprendizagem com e através da experiência, mais importante do que encontrar respostas objetivas é a disponibilidade para explorar o real. “Aprender a aprender com a experiência”, questionando as suas próprias ideias, em confronto com o contexto.

Este título foi editado pela U.Porto Press, com o apoio da Unidade de Inovação Pedagógica e Tecnologias Educativas da Universidade do Porto. (Foto: U.Porto Press)

A estratégia pedagógica de aprendizagem em serviço pressupõe um equilíbrio entre “ação” e “reflexão”, combinando “experiências dentro e fora da sala de aula, que se influenciam mutuamente”. A “ação” é entendida como a componente de serviço, associada à experiência de intervenção em comunidades, assente nos conhecimentos e competências adquiridos nas aluas, enquanto que a “reflexão” é a componente de sala de aula, que propicia “oportunidades para pensar, dialogar e escrever sobre a experiência”.

Entre as tipologias de experiências dos projetos de serviço comunitário encontram-se o “envolvimento direto dos/as estudantes na interação com e provisão de apoio às pessoas alvo da comunidade”, como apoio a crianças com necessidades educativas ou visitas a pessoas hospitalizadas; “campanhas [promotoras] da consciência social do público em geral para problemas da comunidade”, por exemplo, denunciando situações de discriminação, ou “atividades de melhoria de espaços ou instituições da comunidade”, como confeção de alimentos ou jardinagem de espaços verdes.

Segundo Isabel Menezes, neste livro encontra-se “um registo autêntico das dificuldades de pôr em ação a aprendizagem em serviço. (…) A experiência de lidar com essas dificuldades e desafios contados na primeira pessoa pelos/as docentes do InovPed, em diálogo com os seus pares e em escuta ativa dos/as seus/suas estudantes, é um relato raro, em especial no ensino superior”. Contudo, considera-o “essencial”, tendo em vista a aprendizagem a partir das experiências.

O livro Cadernos de Inovação Pedagógica. A comunidade como prática – uma experiência de aprendizagem em serviço da Universidade do Porto está disponível na loja online da U.Porto Press, com um desconto de 10%.