No próximo dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva vai comemorar o seu 25.º aniversário com uma programação especial dirigida a toda a população.

O programa vai prolongar-se ao longo do dia com a exibição, na Cúpula do Planetário, de dois filmes imersivos destinados a públicos de todas as idades.

A pensar no público com mais de 10 anos, o filme Somos os Guardiões “demonstra a forma como no nosso mundo, os seus habitantes e ecossistemas estão intrinsecamente ligados”. As projeções estão marcadas para as 10h00, 11h00 e 16h00.

Já o público mais jovem (até aos 6 anos) é convidado a descobrir O Espantoso Telescópio, focado na história do telescópio e da importância daquele instrumento para a compreensão do o lugar que ocupamos no espaço. O filme será exibido às 14h00 e às 15h00.

A fechar o dia, haverá tempo para dar os “Parabéns ao Planetário” e comer uma fatia do bolo de aniversário. Esta momento está marcado para as 17h00, no Átrio do Planetário.

Todas as atividades são gratuitas, mas limitadas ao número de lugares disponíveis (60 no Auditório e 90 na Cúpula de projeção).

Mais informações

Sobre o Planetário do Porto

Inaugurado em 1998, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva é um espaço de promoção da cultura científica e tecnológica, gerido pelo Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP).

Procurado sobretudo pelo público escolar, o espaço foi alvo de uma ampla renovação entre 2014 e 2015, que o colocam ao nível dos mais modernos planetários do mundo, com a possibilidade de apresentação de filmes e documentários em ambiente imersivo.

O Planetário do Porto foi inaugurado a 24 de novembro de 1998, com a presença dos então ministro da Ciência, José Mariano Gago, do reitor da U.Porto Alberto Amaral, e da diretora do Centro de Astrofísica da U.Porto, Teresa Lago. (Foto: DR)

As sessões do Planetário são acompanhadas pela equipa de divulgação do CAUP, e contam com a colaboração dos investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), o maior centro de investigação nacional em Astronomia.