A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) vai assinalar, no próximo dia 22 de novembro, o Dia da Criminologia com uma agenda inteiramente dedicada a esta efeméride, integrada nas comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia 2023 na U.Porto.

A organização, a cargo da Escola de Criminologia da FDUP e do CJS, com o envolvimento dos estudantes, propõe nesta edição um programa abrangente, com a integração de atividades destinadas a um publico mais alargado.

Durante a tarde do dia 22, os participantes podem assistir a duas sessões de “A Criminologia em 30 minutos”, dinamizada pela Associação de Estudantes da FDUP (AEFDUP), e a uma exposição de pósteres científicos desenvolvidos por jovens investigadores/as e por estudantes, e apresentados anteriormente em eventos científicos como o IJUP – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto.

Faz ainda parte do programa uma mesa-redonda sobre o tema “A Criminalidade Económica em Portugal: Diversidade de Perspetivas”, que conta com a presença de profissionais da justiça, responsáveis pela prevenção de crimes económico e investigadores da Escola de Criminologia da FDUP.

A terminar a celebração, pelas 17h30, terá lugar a 29.ª conferência do CJS, dedicada ao tema “Administração da Justiça em África durante a Guerra Colonial portuguesa: uma abordagem criminológica”. A sessão inclui a apresentação do estudo InJusticeWAR, uma análise aos processos-crime movidos contra militares portugueses nos antigos territórios coloniais, financiado pela FCT.

O Dia da Criminologia, celebrado anualmente na FDUP, tem como objetivo primordial promover um ambiente de discussão académica daquelas que são as grandes questões estudadas pela Criminologia, transmitindo-as à comunidade.