A Universidade do Porto é a universidade com mais empreendedores do país. Quem o diz é o Portugal’s Entrepreneurial University Ranking 2023, uma iniciativa da Startup Portugal que destaca as universidades portuguesas com mais empreendedores entre os seus alumni .

Concebido com base nos dados da Dealroom.com, uma plataforma global de dados de inteligência sobre startups, inovação, empresas de elevado crescimento e ecossistemas, este ranking foi lançado pela primeira vez em 2022 “com o intuito de divulgar o empreendedorismo universitário e incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores nos seus programas curriculares”, como explica António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal.

“É com satisfação que vemos a Universidade do Porto a fazer uma evolução positiva no número de fundadores que está a formar e a integrar no mercado”, refere o mesmo responsável em comunicado.

Segundo o estudo da Startup Portugal, há, pelo menos, 1.650 fundadores alumni nas dez instituições de ensino superior nacionais melhor classificadas, o que corresponde a uma subida de 21,15% face à primeira edição do ranking.

Com 275 fundadores de startups entre os seus alumni, a U.Porto assume então a liderança do ranking deste ano. O pódio inclui também a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Nova de Lisboa (anterior líder), com, 263 e 254 fundadores, respetivamente, entre os seus antigos estudantes.

No “top 10” do Portugal’s Entrepreneurial University Ranking 2023 entram ainda a Universidade de Lisboa (com 194 fundadores entre os seus alumni), o ISCTE (162), a Universidade de Coimbra (149), a Universidade do Minho (143), a Universidade Aveiro (105), o Politécnico do Porto (60) e a Universidade Lusófona (46).

De acordo com o estudo, Gestão e Direito, Engenharias e Saúde são as principais áreas de estudo dos estudantes-fundadores do ensino superior em Portugal.

U.Porto: Um viveiro de empreendedores

Para o desempenho da U.Porto no Portugal’s Entrepreneurial University Ranking 2023 contribuíram fortemente as empresas spin-off nascidas em resultado da valorização do conhecimento produzido na própria Universidade.

Só entre 2010 e 2023, a U.Porto atribuiu a chancela U.Porto Spin-off a 123 empresas, todas elas fundadas ou cofundadas por pessoas ligadas à Universidade, a maioria delas alumni. À data, 110 dessas empresas estão ativas e em funcionamento.

Os dados mais recentes mostram que essas empresas angariaram, de forma cumulativa, perto de 150 milhões de euros em investimento, e que geraram mais de 80 milhões de euros de lucro em 2022.

As spin-offs da U.Porto são ainda responsáveis pela gestão de 77 patentes em 2023, e pela criação de mais de 1800 postos de trabalho também este ano.

Uma “referência no empreendedorismo de base universitária”

Para Joana Resende, Vice-Reitora da U.Porto para as áreas do Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico, a presença no topo do Portugal’s Entrepreneurial University Ranking 2023 resulta de um trabalho de “mais de 20 anos” que permite à Universidade “afirmar-se hoje como um ator de referência no contexto nacional, e até internacional, no empreendedorismo de base universitária”.

Assente no trabalho desenvolvido por estruturas como a UPTEC e a U.Porto Inovação, em estreita articulação com as faculdades e centros de investigação da U.Porto, este caminho cumpre-se em “dois grandes eixos de atuação”. Desde logo “através da disponibilização de programas de capacitação (do empreendedorismo enquanto competência) cada vez mais completos e abertos a toda a comunidade U.Porto”.

Por outro lado, “têm sido desenvolvidos esforços intensos para potenciar uma maior colaboração entre a academia e a indústria, no contexto de um modelo de Universidade sem muros e empenhada na valorização económica do conhecimento gerado na U.Porto”, concretiza Joana Resende.

A Vice-Reitora assume que a liderança no ranking da Startup Portugal representa “uma responsabilidade acrescida”, mas acredita que “a Universidade está preparada para encarar com otimismo os desafios e oportunidades no domínio do empreendedorismo”.

A este nível, “0 Plano Estratégico da Universidade para 2030 reforça o compromisso da nossa universidade com esta área estratégica na medida em que, entre os seis objetivos de posicionamento global, inclui-se o desígnio de promover o desenvolvimento económico da região e do país, contribuindo para a sua projeção internacional”.