Inês Odila e Liliana Sousa, ambas antigas estudantes da Universidade do Porto com percursos de sucesso na área das tecnologias, integram o grupo de vencedoras da edição desta ano dos prémios Portuguese Women In Tech (PWiT Awards 2023), iniciativa que visa celebrar o ecossistema tecnológico feminino em Portugal e, ao mesmo tempo, inspirar a próxima geração de mulheres no mundo das tech.

Mestre em Bioengenharia (2011) pela Faculdade de Engenharia (FEUP) e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Inês Odila é a vencedora deste ano na categoria de “Business Operations & Innovation”.

Atual Country Manager na Coverflex Portugal, onde está desde 2020, trabalhou anteriormente em empresas como a SONAE, Farfetch e CLOO.

Liliana Sousa é licenciada em Ciência de Computadores (2005) pela Faculdade de Ciências (FCUP) e venceu na categoria de “Engineering“.

A trabalhar desde 2022 como Engineering Manager na Anchorage Digital, passou anteriormente pela K2C consultoria informatica, Rocket Internet GmbH, Jumia Porto Tech Center e Blip.pt. Entre 2020 e 2022, fundou e geriu o seu próprio negócio na área restauração – o GlutenFreak -, especializado em produtos “isentos de glúten”

Esta não é a primeira vez que o talento made in U.Porto é reconhecido pela comunidade PWiT. Em 2019, o galardão de Melhor startup portuguesa fundada por uma mulher foi atribuído à DefinedCrowd, startup fundada por Daniela Braga, antiga estudante e investigadora da Universidade do Porto.

O mesmo prémio foi atribuído em 2020 à Tonic App, fundada e dirigida por Daniela Seixas, médica e ex-professora auxiliar da FMUP. No mesmo ano, Joana Barbosa, mestre em Engenharia Informática pela FEUP e Lead BI Engineer na DevScope, venceu na categoria de Data & Analytics Expert.

Em 2021, o lote de premiadas incluiu Filipa Beleza e Mónica Cerquido, antigas estudantes, respetivamente, da FEUP e da FCUP.

Sobre os prémios Portuguese Women In Tech (PWiT Awards)

Os prémios Portuguese Women In Tech (PWiT Awards) foram criados em 2018, com o objetivo dar palco e distinguir mulheres que fazem parte do ecossistema tecnológico nacional

Esta sexta edição distinguiu um conjunto de mulheres inovadoras em dez categorias, focadas nos domínios da inovação, transformação digital e ativismo.