Filipa Beleza e Mónica Cerquido, antigas estudantes, respetivamente, da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto, integram o lote de vencedoras da edição desta ano dos prémios Portuguese Women In Tech (PWiT Awards 2021), iniciativa que tem como objetivo celebrar o ecossistema tecnológico feminino em Portugal e, ao mesmo tempo, inspirar a próxima geração de mulheres no mundo das tech.

Mestre em Engenharia Mecânica pela FEUP e com uma pós-graduação em Business Intelligence & Analytics pela Porto Business School, Filipa Beleza foi distinguida na categoria de Marketing & Sales Expert by Natixis”. Atual Customer Experience (CX) Manager na Deloitte, trabalhou anteriormente na PwC, onde esteve mais de cinco anos.

Mónica Cerquido é mestre em Engenharia Física pela FCUP e venceu na categoria de “Impact inTechnology byMetyis. A trabalhar desde 2019 como Optical Developer no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Bosch Portugal, faz parte da equipa que desenvolve o LiDAR, um sensor de suporte à condução autónoma. Anteriormente, passou pelo Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica da U.Porto (IFIMUP) e pela Amkor Technology.

Esta não é a primeira vez que o talento made in U.Porto é reconhecido pela comunidade PWiT. Em 2019, o galardão de Melhor startup portuguesa fundada por uma mulher foi atribuído à DefinedCrowd, startup fundada por Daniela Braga, antiga estudante e investigadora da Universidade do Porto.

O mesmo prémio foi atribuído em 2020 à Tonic App, fundada e dirigida por Daniela Seixas, médica e ex-professora auxiliar da FMUP. Já Joana Barbosa, mestre em Engenharia Informática pela FEUP e Lead BI Engineer na DevScope, foi distinguida na categoria de Data & Analytics Expert.

Sobre os prémios Portuguese Women In Tech (PWiT Awards)

Os prémios Portuguese Women In Tech (PWiT Awards) foram criados em 2018, com o objetivo dar palco e distinguir mulheres que fazem parte do ecossistema tecnológico nacional.

Esta quarta edição distinguiu um número recorde de 14 categorias, focadas fortemente nos domínios da inovação, transformação digital e ativismo.