A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) vai comemorar, no próximo dia 8 de novembro, os seus 43 anos de existência. Um momento festivo que, a menos de um ano das celebrações dos 50 anos de Democracia em Portugal, será aproveitado para refletir sobre “A Democracia e o Ensino Superior: Os últimos 50 anos e os desafios do futuro”

A cerimónia de abertura está marcada para as 14h15, no Auditório 1 da FPCEUP, e contará com a participação do Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, do Diretor da FPCEUP, Pedro Nobre e da Presidente da Associação de Estudantes da FPCEUP (AEFPCEUP), Joana Ribeiro.

O debate inaugural, que terá como mote como mote “A Democracia e o Ensino Superior em Portugal: O papel das Universidades na implementação e consolidação da Democracia”, será realizado pelo historiador Pacheco Pereira. Este momento contará com a moderação de Isabel Menezes Conceição Nogueira, Presidentes do Conselho Científico e do Conselho de Representantes da FPCEUP, respetivamente, e docentes da FPCEUP.

A tarde seguirá com a entrega de Prémios e Distinções aos membros da FPCEUP que mais se distinguiram no último ano. Começando pela distinção de estudantes premiados âmbito do Prémio Incentivo da U.Porto e do Prémio Incentivo Estudante Internacional FPCEUP. Segue-se a distinção dos estudantes doutorados em Psicologia, Ciências da Educação e Sexualidade Humana em 2022/2023.

Nesta sessão serão também homenageados os docentes da casa que se aposentaram ao longo do último ano, em sinal de reconhecimento pela dedicação à FPCEUP. Haverá ainda um momento de boas vindas a novos docentes, investigadores e pessoal técnico da FPCEUP.

O programa terminará com a intervenção de Alberto Amaral, antigo Reitor e Professor Emérito da U.Porto, a quem caberá apresentar uma conferência dedicada ao tema:“A Democracia e o Ensino Superior em Portugal: Os desafios do futuro do ensino superior e o RJIES”. A moderação ficará a cargo de António Magalhães, professor catedrático da FPCEUP, e Amélia Veiga, Subdiretora da FPCEUP.

No final, haverá um momento de confraternização com um Porto d’Honra.

A participação na sessão é livre, mas sujeita a inscrição prévia.

Sobre a FPCEUP

Criada em 1980, a partir da transformação do curso superior de Psicologia da Universidade do Porto (sediado desde 1977, na Faculdade de Letras), a FPCEUP é uma instituição de referência no ensino e investigação nas áreas da Psicologia e das Ciências da Educação em Portugal.

Instalada desde 2005 no edifício projetado pelo arquiteto Fernando Távora, no Polo II (Asprela), a FPCEUP leciona atualmente as licenciaturas em Ciências da Educação Psicologia e vários cursos de mestrado e de doutoramento.

Para além do ensino, a faculdade desenvolve também atividades de I&D e prestação de serviços à comunidade através dos seus diversos institutos e centros de investigação.