Numa era marcada por avanços tecnológicos e necessidades sociais, económicas e ambientais em evolução, a Porto Business School acaba de lançar o Innovation eXploration Hub (Innovation X Hub – IXH), um hub dinâmico e colaborativo, que incorpora uma visão de inovação transformadora, cocriação interdisciplinar e impacto positivo.

Esta nova unidade da escola de negócios da Universidade do Porto estará centrada em cinco “Impact Centers”, especializados nas áreas-chave de sustentabilidade (Sustainable Futures Center), turismo (Tourism Futures Center), empreendedorismo (Entrepreneurship Center), inteligência artificial (AI for Business Center) e desenvolvimento cross-continental de África (Africa Futures Center). Cada centro terá um modelo de gestão e financiamento próximo das empresas, com o objetivo de captar, aproximadamente e no total, um milhão de euros anuais.

O Innovation X Hub surge como uma resposta à necessidade premente de compreender as tendências globais futuras e de fortalecer as conexões entre organizações, indivíduos, empreendedores, indústria e academia, respondendo aos desafios que enfrentam nesta nova era e orientando-os em direção a um futuro promissor, com impacto e sustentável. Para tal, e tendo por base as necessidades empresariais, contemplará atividades de criação de conhecimento, desenvolvimento e implementação de projetos, applied research, desenho de programas educacionais de vanguarda, cocriação de soluções inovadoras para organizações e indivíduos, serviços de advisory, suporte e expertise, e a criação de comunidades de partilha e disseminação de conhecimento.

A liderança e a orientação estratégica do Innovation X Hub ficará a cargo de elementos reconhecidos, tanto a nível nacional como internacional. Entre eles figuram nomes como Ana Jogo Mendes, diretora da área de inovação e empreendedorismo da Porto Business School; André Rocha, administrador executivo do Grupo Casais e docente da Porto Business School; Rita Marques, ex-secretária de Estado do Turismo e co-diretora do Executive Master em Tourism Management da Porto Business School; Cândida Santos, docente da Porto Business School na área de Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional; e João Barros, docente na área de Inteligência Artificial da Porto Business School.

“O Innovation X Hub visa reforçar a integração da Porto Business School nos ecossistemas empresariais, fortalecendo o nosso papel de impacto nos diferentes stakeholders da economia e sociedade. Deste modo, disponibilizamos uma plataforma facilitadora para líderes e técnicos unirem professores, empresas e estudantes em prol da inovação”, destaca José Estevesdean da Porto Business School

E acrescenta: “Reconhecemos que o progresso global não surge em isolamento, e entendemos as complexidades do ensino para as indústrias. Ao superar estas barreiras e promovendo a colaboração, aspiramos a um futuro mais sustentável e promissor.”

Os cinco centros do Innovation X Hub

O Sustainable Futures Center irá concentrar-se na sustentabilidade como impulsionadora de valor e impacto numa nova ordem económica, onde a equidade e a inovação social, a gestão ambiental e a prosperidade económica refletem a identidade corporativa e institucional. Este terá como prioridades temas relacionados com a segurança alimentar, a transição energética, a biodiversidade, a urbanização, a mobilidade, o green finance e a emergência das tecnologias como potenciadores de novos modelos de negócio que conjugam as esferas social e ambiental, com a económica.

O Tourism Futures Center prevê abordar os principais desafios e oportunidades no setor do turismo, delineando um caminho em direção a um futuro mais resiliente, digital, sustentável e inclusivo. O centro terá como objetivo impulsionar a inovação no setor do turismo, explorando novas áreas de desenvolvimento, tecnologias e agendas assentes em parcerias nacionais e internacionais, que envolverão o setor público, a indústria e a academia.

Por seu lado, o Entrepreneurship Center pretende desempenhar um papel vital no apoio a empreendedores, ao promover uma cultura de aceleração através de atividades como formação, mentoria, incubação de start-ups e facilitação do acesso a financiamento. Além disso, irá contribuir para a investigação assumindo o thought leadership no setor do empreendedorismo, enquanto constrói redes de networking.

Focado no poder da inteligência artificial ao serviço das organizações, o AI for Business Center será um polo de inovação de classe mundial para a IA, procurando capacitar indivíduos, empresas e organizações com os conhecimentos e metodologias necessárias para transformar e acelerar os seus negócios e indústrias.

Por fim, o Africa Futures Center visa desenvolver uma relação cross-continental com África através de parcerias inovadoras, intercâmbio de conhecimentos e liderança inclusiva. A estratégia assentará na implementação de mecanismos de partilha bilateral de conhecimento e na co-criação de soluções para os desafios do continente nas áreas de desenvolvimento do talento, avanço económico, inclusão social e sustentabilidade.